Concerto di Capodanno Le concert du 1er Janvier |
Um milhão!
No final de 2024, as diferentes edições do blog (italiano, francês, inglês, espanhol, português, alemão e checo) ultrapassaram um milhão de visualizações. Obrigado de todo o coração!
2025 começou: também em Bangassou houve muita espera e muitas comemorações. A Catedral iniciou o ano com uma vigília de oração e a celebração da Missa.
No dia 3 de janeiro parti de avião para Bangui, acompanhado por Dom Aguirre. E no dia 4 de janeiro parti às 5h30 da manhã para Bouar: aqui os irmãos carmelitas celebravam porque dois jovens fizeram a profissão solene, entregando a sua vida a Deus, para sempre! Um dos dois, o irmão Aristide, é natural de Bangassou.
No domingo, 5 de janeiro, celebrei a Missa de ordenação sacerdotal de outros dois jovens Carmelitas, na catedral de Bouar. É um dos momentos mais lindos da vida de uma pessoa como Bispo!
Volto a ver meus irmãos e muitas pessoas de Bouar, Baoro e especialmente Bozoum. Assim que terminei a missa, parti imediatamente para Bangui, onde cheguei às 21h. da noite. E digo a mim mesmo que levo seis horas para percorrer 450 km, enquanto na semana anterior levei 6 horas para viajar apenas 75 km entre Mboki e Obo.
Estamos em Bangui com Monsenhor Aguirre, para a Assembleia Geral da Conferência Episcopal. Reunimo-nos com todos os Bispos e vigários gerais de segunda-feira, 6, a terça-feira, 14: é o momento dos balanços e relatórios das dioceses e de todas as comissões nacionais. É um momento precioso de escuta e de intercâmbio, de partilha de esperanças e de sofrimentos das nossas comunidades, espalhados por todo o território. O ambiente é sereno, cheio de respeito e também de alegria: não somos Bispos tristes!
Na sexta-feira todos os Bispos foram recebidos pelo Presidente da República. Foi um encontro longo, de mais de duas horas, durante o qual cada um de nós apresentou com total franqueza a situação da sua diocese. As situações que conhecemos muito bem, os lugares e as pessoas que conhecemos, visitamos e sobretudo ouvimos. E nós somos verdadeiramente a voz dos que não têm voz! E o Presidente escuta, toma notas e depois agradece porque sabe que, através de nós, tem uma imagem precisa e verdadeira do país. Embora não seja uma imagem reconfortante, é útil quando se tenta fazer algumas melhorias.
No domingo, todos os Bispos celebraram na catedral e foi lida a mensagem da Conferência Episcopal. Uma mensagem de esperança e de encorajamento para a Igreja e o povo da África Central.
Peregrinos da esperança!
Bangassou (la base dei Caschi Blu) Bangassou, la base de la MINUSCA |
Bouar |
Il saluto della Conferenza Episcopale a p.Norberto La salutation de la Conférence Episcopale au p.Morberto |