Número total de visualizações de páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Camarões 2017



Camarões 2017
Acabo de chegar a Bouar, depois de ter percorrido mais de 2.000 quilómetros para ir a Yaundé, capital dos Camarões.
A semana, como sempre, esteve muito animada.
No domingo terminamos a Feira Agrícola de Bozoum. Os resultados, apesar da insegurança e não terem participado muitas cooperativas, foi boa (com um volume de negócio entre 22.000 a 30.000 euros).
Na tarde de domingo entregamos os prémios aos melhores expositores e aos melhores agricultores...
Segunda-feira pela manhã iniciamos uma "Semana cultural" no nosso Liceu Santo Agostinho. Trata-se de uma semana com muitas iniciativas culturais (projecções de películas, debates, conferências, danças, concursos, etc.) preparada pelos alunos, juntamente com os professores e com a direcção da Irmã  Anita.
No fim da semana, pela manhã, saí à pressa para o aeroporto de Bozoum, apanhei um avião pequeno das Nacões Unidas, que em uma hora me transportou até  Bangui, onde tive algumas reuniões sobre futuros projectos de construção.
 Terça-feira acordei às 4h30 e, depois de celebrar a Missa, saímos , o P. Federico e eu, para os Camarões. Que precisamente não se encontra ao lado. Às 12h30  estavamos em Bouar e, pela tarde, depois de apanharmos o Pe. Enrique, continuamos a viagem até à fronteira. O precurso é sempre incerto: às vezes é suficiente uma hora, outras vezes leva 3 a 4 horas…. Tivemos muita sorte e, depois de "só" uma  hora e meia  voltamos a tomar a estrada, e às 19h30 estavamos em Bertoua, onde passamos a noite. Ao chegarmos aqui encontramos alguns amigos centro-africanos, que tiveram que fugir do País em 2014, e que aqui  tentam reconstruir uma actividade comercial. Saímos quarta-feira de manhã e ao meio dia já estavamos em Yaundé, a 1.200 quilómetros de Bangui.
Estamos aqui para nos reunirmos com os nossos Padres e os nossos jovens em formação, para fazermos algunas compras (sementes, medicamentos, e fizemos o pagamento da madeira...). Aproveitamos também, o pouco tempo que tínhamos, para cumprimentar o Embaixador da Itália nos Camarões, que tinha ido em outubro a Bozoum.
Sexta-feira pela manhã às 5h45 voltamos para Yaundé, e à tarde chegamos  a Bouar.
Na estrada  encontramos um pequeno  grupo de rebeldes, que estavam estacionados ali já há uns meses, sem que tenham sido incomodados pelas forças da ordem ou pelos Capacetes Azuis ...
Em Bouar a situação é bastante tensa, pois há medo de ataques e de combates...  Na noite de quinta-feira para sexta-feira houve uma fuga geral, devido aos muitos "rumores" que circulavam…
Suzanne, la vincitrice del concorso degli orti
Suzanne, le lauréat du concours des jardins potagers





Bozoum

La comunità dei Carmelitani a Yaounde

Acquisto di sementi
Achat de semences à Yaounde



Forno a legna a Bertoua
le four à bois à Bertoua


Sem comentários:

Enviar um comentário