Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de maio de 2017

Idas e vindas...





Idas e vindas...
Foi em 1974  quando começei a dar voltas pelo mundo (então as viagens de idas e vindas, eram de comboio  de Cúneo a Arenzano, onde estava no seminário; depois em Génova e, a partir de 1992, em  África) e ainda não me acostumei de todo a sair.
Saudar os amigos, a Família, os Irmãos de Hábito, não é nada fácil, quando tu sabes que a distância (de espaço, mas também de tempo) será bem mais longa. Os dias antes de sair há algumas coisas a fazer, à última da hora, e parece que o tempo corre tão depressa, e ao mesmo tempo muito lento. Mas o que mais custa são últimas visitas, de despedidas, e os novos encontros e saudações.
Mas é a vida, e sair também é algo de bonito. E o sofrimento torna ainda mais precioso o vivir em outra parte, e longe. E isto não fica longe: a Oração, a amizade, não sofrem com a distancia.
O último fim de semana passei-o em Cúneo. Nessa ocasião encontrei-me com muitas pessoas queridas. No Domingo, pela manhã, Celebrei a Missa na minha Paróquia, que é do Coração Imaculado, e, a seguir, às 11h. em Montanera, um povoadosinho que não fica muito longe, em campina. Aqui o Pároco envolveu a todos os paroquianos na solidariedade para com a África-Central.
Treça-Feira, pela manhã, tocou o despertadpor antes das três horas da madrugada, peguei nas últimas maletas, levei comigo a minha irmã Marisa. Uma pequena paragem, e foi uma grande surpresa encontrar, (às 3,20 da madrugada) a um amigo, Paulo Silvestre, que nos acompanhou até Turim. Aí (em Turim) juntei-me a um último Capuchinho, carta de embarque, e os últimos abraços. Preparei-me para o embarque e, depois dos últimos controles, um último adeus, já em andamento. Às 6h. o avião partiu para Paris, e desde Paris até Bangui, aonde chegamos com um ligeiro atraso, por volta das 16,30h. Controle dos documentos, recuperação das maletas, e por fim cheguei ao destino.
Quarta-Feira, pela manhã, depois de ter cumprimentado os Padres da Comunidade, saí para Bozoum. Tinha o carro cheio (entre malas e sementes para repartir, um presente da  Seed Programs International, de USA) e a estrada é longa, os 400 Quilómetros terminam, e por fim cheguei a Bozoum às 17 horas.
Quinta-Feira, dia 25, que na Àfrica-Central se Celebra a Ascensão, presidi à Eucaristia, onde tive oprotunidade de saudar e rezar com os meus cristãos.
E recomeço a vida em Bozoum…..
Feliz aniversário!


















Sem comentários:

Enviar um comentário