Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de julho de 2018

O Carmelo


Pedaggio per la manutenzione delle strade
Péage pour l'entretien routier

O Carmelo
Para os Carmelitas, a figura de Maria tem uma importância muito significativa. Quando, por volta do ano 1200, alguns Cavaleiros Cruzados se retiraram para o Monte Carmelo, na Palestina, para se dedicarem à oração e à escuta da Palabra de Deus, para eles foi natural escolher Maria como modelo, Mãe e Irmã.
Domingo celebramos a Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Bozoum. Vinte e nove pessoas receberam o Escapulário, que é um pequeno pedaço de fazenda de lã, que nos recorda o Hábito carmelitano, sinal de Consagração a Maria, e da sua proteção.
Ao fim da manhã meti-me no carro para seguir para Bangui. Os 400 quilómetros de estrada estão cada vez piores. Haverá uns 300 quilómetros de estrada asfaltada, mas são muito mais perigosas, porque estão cheias de buracos. Mas… a cada 50 quilómetros tem que se pagar para a manutenção da estrada.
Em Bangui a Festa da Virgem do Carmo celebrou-se na segunda-feira, o dia exato da Festa. Para a nossa Comunidade é um grande acontecimento. De manhã há uma longa procissão entre as palmeiras e as árvores da zona, enquanto que pela tarde foi a Missa Solene, presidida, este ano, por D. David Chartarse, secretário da Nunciatura.
Segunda e terça-feira estava comprometido com a Cáritas para uma sessão de formação e intercambio, na qual participaram os diretores diocesanos. Infelizmente, um dos nossos, o Sacerdote Firmin, de Bambari, não esteve presente: tinha sido assassinado por bandos armados há duas semanas.
Quarta-feira saí de Bangui, e voei até aos Camarões. Lheguei por volta do meio dia a Douala, e aqui consegui comprar livros para a nossa escola média e para o liceu Santo Agustinho; é um gasto importante, mas é mais importante ainda que os alunos possam ler e estudar seriamente.
Às 15 horas consegui apanhar um autocarro para Yaundé. São à volta de 270 quilómetros, mas leva-se mais de cinco horas  e meia para chegar. O trânsito na cidade é caótico, e a estrada é estreita, com desvios e imprevistos…
Em Yaundé tive um encontro com os Irmãos de Hábito e Susana, a Mãe de Hipólito. Na quinta-feira, pela manhã, fui com ela para completar o dossier e para pedir o Visto que lhe permite ir à Itália, para estar algum tempo com o seu filho. Mas o processo é longo. Depois de ter conseguido os documentos, que lhe faltavam, fomos à repartição do Visto, mas às 11,30h. já estava fechada, e os números de telefone indicado não respondiam. Não nos restava mais nada senão esperar para outra data, que será na próxima quarta-feira. Se Deus quiser, e tudo correr bem.
le strade...
les routes "entretenues"...


Festa al Carmelo

Riunione Caritas







Yaounde



Sem comentários:

Enviar um comentário