Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

África-Central de luto





África-Central de luto
Nestas semanas tivemos grandes problemas com a conexão à internet. O nosso sistema, que se apoia num satélite, saltou, e a conexão com as operadoras telefónicas funcionam a conta-gotas...
Nestas semanas dispersei-me com frequência, por diversas responsabilidades.
Na sexta-feira desci a Bangui, para voltar a Bozoum no dia seguinte, juntamente com o Pe. Javier, nosso Superior Provincial, e com o Pe. Pablo Arosio, que está de visita, pela primeira vez, às nossas Missões. Uma vez chegado a Bossemptele, a 300 quilómetros de Bangui, o meu carro parou… e não quis seguir adiante: partiu-se a transmissão. Os nossos Irmãos de Hábito, de Baoro, foram ajudar-nos e conseguimos continuar a viagem.
No Domingo Celebramos a Missa, no alto do Monte Binon, que está sobre Bozoum, por ocasião da Festa de Cristo Rei.
Agora estou a escrever desde Bocaranga, onde estou de passagem. Depois de uma visita às Missões de Bouar, Bocaranga, Ndim e Ngaoundaye. Acompanhei a Bocaranga o Pedro e sua Mulher, que frequentaram aqui a escola para serem catequistas. Estou aqui porque a Cáritas alemã nos ajuda a manter as escolas da zona (65 escolas e 250 professores), com uma mensalidade de uns 22,50 Euros por cada Professor.
A zona é de difícil acesso; o principal problema é a presença de bandos de rebeldes, que encontrei ao longo de toda a estrada. Graças a Deus não me mandaram parar, mas a viagem foi bastante tensa.
Nestes dias os Bispos de África-Central tomaram uma decisão histórica: pediram aos cristãos, e às pessoas de Boa-vontade, que não tomem parte nas festas do 1 de dezembro (a festa nacional). A decisão é grave, porque o País está de luto, (em Alindao, a semana passada, houve pelo menos 72 vítimas, entre elas dois Sacerdotes), por causa dos contínuos ataques. E não é justo fazer festejos, quando 80% do País está sob controle dos rebeldes.









Ngaoundaye

I Caschi blu - MINUSCA




RIBELLI vicino a Nagoundaye
les Selekas près de Ngaoundaye




Sem comentários:

Enviar um comentário