Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

São Nicolau, a Imaculada, e muito mais


Prima elementare
C.I.


São Nicolau, a Imaculada, e muito mais
Na passada sexta-feira, 6 de dezembro, foi a festa de são Nicolau. E como o P. Nicolás, que foi pároco durante vinte anos em Bossemptele, morreu a poucas semanas atrás, quisemos reunir-nos para a celebração da Missa em sua memória. Juntamente com o Bispo, e o nosso Provincial, o P. Javier, e outros Frades Carmelitas, Monjas Carmelitas e Sacerdotes da Diocese, vivemos um intenso momento de oração e de ação graças pelo  dom deste Padre que viveu na África-central desde1971 a 2013.
Com frequência em Bozoum passam amigos e visitantes. Nestes dias acolhemos o Pe. Anastasio e a Cris, um amigo que veio dos Estados Unidos da América (USA).
No sábado pela manhã, antes de ir visitar as hortas e os arrozais, passamos a ver sede da nova Rádio de Bozoum. “A voz de Koyale”, que foi inaugurada no dia 7 de dezembro, começando deste modo as transmissões.
 No Domingo, 8 de dezembro, foi um dia muito importante para a nossa Família carmelitana na África-Central, porque um jovem, o nosso Miguel, foi ordenado Sacerdote. Com ele, foi também ordenado diácono um jovem Carmelita, dos Camarões.
A celebração teve lugar em Bouar, no nosso Convento de Santo Elias, que precisamente a 8 de dezembro festeja os 25 anos da sua fundação.
Este Domingo de festa começou aqui em Bozoum, onde celebrei as duas Missas (6,30 e 8,30). Às 11h. pude sair e chegar a tempo, a Bouar, para o almoço. No Claustro grande do Convento encontrámo-nos, para comer, uns 200 convidados para festejar o Pe. Miguel e o Frei Armand: Famílias, amigos, Padres, Irmãs, Sacerdotes da África-Central e dos Camarões.
À tarde, a festa continuou junto da Família do Pe. Miguel, na sua cidade.
Segunda-feira de manhã, um pouco mais cedo (às 4,30) partimos para Bangui com o Pe. Javier, Frei Marcos e Cris. Além de um problema com o filtro do gasóleo, a viagem correu sem mais problemas, e às 13h. estávamos em Bangui.
Durante a estadia na nossa Comunidade, observei Também com alegria a produção de hibisco: uma flor vermelha usada para chás e infusões. E, desde este ano, o hibisco da África-Central chegou à Itália, para converter-se num componente na preparação de alguns licores, preparados por Enrique e Piero de “Argalà”, uma fábrica artesanal de Boves (Cuneo)



Messa in memoria di p.Nicola a Bossemptele
Messe en mémoire du p.Nicola à Bossemptele

P.Anastasio e Chris

 
I nuovi ordinati: p.Michael, sacerdote, e fr Armand, diacono
Les nouveaux ordonnés: p.Michael, pretre, et fr. Armand, diacre



Alberello a Bangui
un petit arbre à Bangui


Carcadè
Oseille de Guinée - Hybiscus - Guimauve






Sem comentários:

Enviar um comentário