Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de agosto de 2020

Aterragem um pouco difícil.

 


Partenza da Nizza
Au depart de Nice
 

Aterragem um pouco difícil.

Já estou em Bozoum.

Os últimos dias antes de sair de Itália são cheios de amizade, carinho e muitas saudações. Tive algum tempo para ficar com a minha família; contudo, despedir-me dos amigos, e sobretudo da Mãe e da minha família é sempre difícil, (ainda que já o faça desde 1974 que saí: tanto para o seminário como para a África).

Na manhã de segunda-feira despeço-me da paróquia do Coração Imaculado de Maria de Cuneo, que sempre me reserva um grande afeto e muita Oração. Pela tarde vou para Arenzano e de seguida para Niza, junto com a minha querida irmã Marisa e seu Esposo Flavio. Como o avião para Paris sai terça-feira às 6,20 hs. da manhã, desfrutamos de uns momentos para estarmos juntos.

E terça-feira saímos. Os voos são regulares, e de Paris chego a Bangui às 15,20 hs. Há muitos passageiros, no avião, e muita confusão no aeroporto de Bangui, apesar dos problemas do Coronavírus.

Passo a noite com os meus Irmãos do Carmelo de Bangui, e quarta-feira saio para Bozoum. Infelizmente, depois de 250 km. perco o controlo do carro, que sai da estrada e capotou. Os estragos no carro são enormes; contudo, Graças a Deus, não há feridos e não atingimos ninguém. Saímos pelas janelas do carro virado de lado, e damos Graças a Deus por estarmos sãos e salvos. Menos o carro!

Consigo comunicar-me com a nossa Comunidade de Baoro, a 140 km. de distância, onde há uma escola de mecânica, mandaram-me um carro e mecânicos. Entretanto, graças a um camião que passou, podemos colocar o carro na estrada. O mecânico chega depois de 3 horas e conseguiu pôr o veículo a andar (efetivamente a parte menos prejudicada é o motor).

Retomamos o caminho e conseguimos chegar a Bozoum às 23 horas.

A notícia do acidente corre, na África, velozmente. Tanto de tarde, como na manhã seguinte, recebo telefonemas de muitas pessoas que me perguntam como estou, e se preocupam.

Quinta-feira, 13, celebra-se o 60º aniversário da Independência da República Centro-Africana: uma data importante. Por um lado, não falta a tristeza por um País rico e abençoado que vive na pobreza. Por outro lado, é preciso amor e esperança para que este País mude avance.

A festa de amanhã, 15 de agosto, em que celebramos a Assunção da Virgem Maria aos Céus, recorda-nos que todos, e cada um dos homens e mulheres, são dignos de grandes coisas. Porque Deus ama-nos. E porque somos capazes de amar.


Cuneo, Viale Angeli






Bozoum


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário