Começamos bem e continuemos melhor.
A situação, na África-Central, continua piorando .
Nestes dias, depois de terem ocupado quase todas as cidades, os rebeldes tentaram entrar na capital, Bangui. Mas não conseguiram, por agora, graças também aos esforços, do exército, dos soldados russos, ruandeses e dos Capaçetes Azuis. Mas, até quando poderão resistir?
Também em Bouar, no sábado, houve combates entre os rebeldes e o exército. Por agora, os rebeldes estão tranquilos na cidade, e o exército e vários militares de outras nacionalidades esperam...Mas até quando?
Aqui em Baoro há bastante tranquilidade. Constantemente os rebeldes passam, esperam um pouco e vão-se embora. Por enquanto não houve grandes danos. Mas até quando?
Como sempre, apagar tudo isto está a população, a gente simples, os pobres. Desde o sábado, às várias Missões da cidade de Bouar, chegarão quase 6.000 refugiados. Estão na Catedral, nos conventos das Clarissas, das Irmãs da Caridade, no Convento dos Capuchinhos e no nosso, os Carmelitas. Por agora a situação é difícil mas consegue-se levar, mas se piora, que se poderá fazer?
Nestes dias estamos tentando, onde não há grande perigo, reabrir as escolas. Os jovens da nossa Escola Mecânica voltou a começar os cursos, e também alguns alunos de outras escolas (o Jardim de Infância "Il Germoglio" e a escola das Irmãs aqui em Baoro, algumas escolas das aldeias e a nossas escolas em Bozoum). Mas...Até quando?
Também nestes dias, observando o desastre de um país que se aproxima de um enésimo desastre, faço esta reflexão: uma pessoa da África-Central, se tem menos de 30 anos, não conhece outra coisa a não ser guerras, golpes de estado, violências.
E então volto a ler o salmo 11, que diz:
Quando se abalam os fundamentos,
Que poderá fazer o justo?
Mas o Senhor está no seu templo santo,
o Senhor tem seu trono no céu.
Seus olhos estão observando o mundo,
Suas pupilas examinam os homens.
O Senhor examina os inocentes e culpados,
E o que ama a violência Ele o odeia.
Fará chover sobre os malvados
fogo e enxofre,
, tocar-lhe-á em sorte um vento abrasador;
Porque o Senhor é justo e ama a justiça:
os homens bons verão o Seu rosto.
Coragem!
La Missione di Baoro: casa dei padri, atelier meccanica, scuola meccanica, aule catechismo La Mission de Baoro: la maison des Pères, atélier méchanique, école mécanique, salles de catéchisme |
Casa delle suore Maison des soeurs |
Asilo "Il Germoglio" di Baoro" Ecole Maternelle de Baoro |
Parrocchia di Baoro Paroisse de Baoro |
Sem comentários:
Enviar um comentário