Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Silêncio na impremsa …

 

 

p.Cipriano ora
P.Cipriano aujourd'hui
 

Silêncio na  impremsa …

Desculpem o silêncio, mas desde o domingo 6 de junho que temos estado sem telefono e sem ligação à internet. De modo imprevisto as duas redes telefónicas de Baoro ficaram avariadas. Uma delas (Orange) ainda não está a funcionar. Infelizmente  a rede mais  difundida, e é através dela, que podemos ter ligação à internet.

São já dez dias que está tudo desligado. Esperamos que dentro de alguns dias, ou algumas semanas...se restabeleça a rede. Entretanto, esperamos que tudo fique a funcionar. A vida continua.

Sábado e domingo 6 de junho fui a Bocaranga para uma ocasião muito especial. O P. Cipriano Vigo, capuchino, celebrava, com festa, 61 anos de Missionário na África-Central. Chegou aqui em 1960, quando nascia a África-Central, com a independência acabada de conquistar. Trabalhou muito, e ainda continua trabalhando.

Aviagem correu bem (210 km desde Baoro). Mas a tensão continua alta. Pois foi também encontrada uma mina... Mas a alegria de estar perto de um irmão faz-nos esquecer muitas coisas.

Neste fim- de- semana dediquei-me às aldeias mais distantes. Saí quinta-feira de manhã e voltei no domingo à tarde. Estive a trabalhar sobretudo na preparação das pessoas, que vão ser batizadas nas aldeias de, Yoro, Bayanga Didi e Sinaforo. Mas ainda arranjei tempo para reparar uma bomba, visitar e aconselhar alguns doentes, e isto tudo por estradas bastante intransitáveis

No domingo pela manhã saí às 6'30h de Yoro para Sinaforo (una boa meia hora, para sete quilómetros). Aqui a pequena igreja é um pequeno telhado coberto com chapas (feitas dos bidons da gasolina). Justamente quando estava para começar a Missa, começou a chover. Felizmente na capela, chovia pouco.

Mas foi uma liturgia muito bonita! Celebramos nove batizados, duas primeiras comunhões e um casamento. Apesar da chuva, houve muita festa naquela cabana.

 Voltei logo pelas 13 horas e receava não poder chegar, precisamente por causa das condições da estrada.

Às 15 horas estava finalmente em Baoro.

Onde o silêncio da internet continua, e continuará por mais alguns dias (ou algumas semanas)


P.Cipriano en 1960
P.Cipriano en 1960







Bayanga Didi


Sinaforo



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário