Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Rír juntos

 

 


 

 

Rír juntos

Uma janela,com distintos rostos, com os atores que acabam de atuar estão gozando do espetáculo dos “Papagaios de Bangui:” homens, mulheres, meninas e meninos, musulmanes e cristãos  juntos.                                                                                                           

Esta é a sintese da semana de trabalho, aqui em Baoro com o teatro que  põe ao serviço da  paz, da coesão social, do respeito e do  acolhimento.

Depois de três dias com bons atores da companhia dos "Papagaios de Bangui", os trinta rapazes e raparigas das três comunidades (protestantes católicas e musulmanas), que estão  prontos a atuar, para levar uma mensagem serena à cidade.

Sexta-feira de manhã estávamos no Liceu. Aos mais de 1.000 alunos, se juntaram muitos outros jovens e crianças, e entraram em cena os rapazes, com três sketches que descreviam a vida concreta de cada dia, com suas alegrias e os seus problemas, e de como, através do diálogo, do respeito, e do acolhimento se podem solucionar as discussões.

Há muita atenção, os atores estão decididos e comprometidos. E conseguem fazê-lo muito bem

Depois deles intervinarão  Evaristo, Benjamín e Malicra, os três "Papagaios de Bangui", que encerrarão o  espetáculo com outros sketches, que, além de fazer rír, farão pensar e refletir

Sábado pela tarde o espetáculo  realiza-se entre a igeja Protestante,  e a mesquita do bairo onde residem mais de 3.000 peuls (musulmanos nómadas, que voltaram à África-Central depois de cinco anos refugiados nos Camarões).

Também aqui é bonito ver cores, raças, fés e diversas idades, unidas pelo sorriso.

No domingo é o último espetáculo, justamente no centro da cidade. Também aqui os jovens se exibirão com segurança e profissionalismo, seguidos pelos” três Papaguaios,

È uma experiência muito agradável, que tem dado alegria, e muito riso; reflexões e novas amizades, especialmente entre os jovens.

E esperamos, de uma ou outra forma, poder continuar, inclusivamente com uma escola de teatro...

 

 

 

 

Venerdì 7 gennaio, Liceo
Vendredi 7 janvier, au Lycée

 

 

 

 

 

 

 

Sabato 8 gennaio, quartiere Langa Langa
Samedi 8 janvier, quartier Langa Langa

 

 

 

 

 

Domenica 9 gennaio, centro città
Dimanche 9 janvier, Centre ville

 

 

 
























 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário