Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de julho de 2022

Bendita fantasia


Bendita fantasia

Com frequência me cruzo com as crianças, aqui na missão, nas aldeias, ou nas cidades Sempre soridentes,e com grandes capacidades para inventar.

Já há alguns dias vi três crianças ocupadas à volta de e uma especie de "máquina", feita com fio de ferro e pedaços de plástico e chapas, uma vareta conetada às rodas que são direcionades, rodas feitas com borracha de velhas sapatilhas. e, com uma corda sobre o paste, um par de velhas pilhas que acendam uma pequena lamparina.

Um dia antes tinha visto outra criança, que tentava deslizar em uma (UNA) roda obtida de uma mala: tinha inventado um "mono -patím" com rodas.

E precisamente para eles, as crianças, organizamos uma sessão de formação de professores e  professoras (educadoras infantis) dos jardins infantis de Baoro e das aldeias. Uma formação de duas semanas, que lhes permitirá trabalhar melhor o próximo ano escolar.

No domingo estive em Bawi, a 35 quilómetros de Baoro, onde celebrei e batizei seis crianças,meninos e meninas um adulto e um recém nascido. Para a aldeia é sempre uma grande festa.

Terça-feira voltei para  Bangui, os trabalhos do novo convento,vão avançando. A situação do país é sempre e cada vez mais crítica. Há três meses  que não se encontra  carbonante. Ou melhor: impossível encontrá-lo nas estações de serviço, mas vendido no mercado negro ao triplo do preço...

No entanto todas as semanas, por Baoro transitam dezenas de camiões, carregados de gasóleo e de gasolina...


Prodotti tipici... dalla Russia
Des produits typiques... de Russie

Bawi



Formazione maestre e maestri d'asilo
Formation des monitrices et moniteurs des écoles maternelles


Il cantiere di Bangui
Le chantier de Bangui




Sem comentários:

Enviar um comentário