Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Uma pequena lâmpada vermelha

 

Giocare
Jouer...

 

Uma pequena lâmpada vermelha

 

Há alguns anos, um missionário capuchinho tinha um velho Renault R4. Um dia ele viu uma estranha luz vermelha. Isso o incomodou, e ele cobriu com fita adesiva. Era a luz do óleo... e depois de alguns quilômetros, o carro parou, com o motor queimado...

Eu estive pensando sobre isso nos últimos dias. E eu vou te dizer o porquê.

De sexta-feira 19 de agosto a domingo 21 de agosto, fui visitar as aldeias mais remotas: Sinaforo, Yoro e Bayanga Didi.

Saí cedo e em pouco menos de 2,5 horas cheguei a Yoro, a 75 km de Baoro. Por volta das 8h30, saio a pé para Sinaforo: a estrada já é intransitável na estação seca e agora, em plena estação chuvosa, só se pode ir a pé. Eu percorro os 7 km em pouco mais de uma hora, e encontro aqui os cristãos e o catequista (que está com infecção no pé). Celebramos a missa e volto a Yoro no início da tarde.

Em Sinaforo como em Yoro, esperamos impacientemente um pequeno grande evento: a instalação do tabernáculo em Bayanga Didi. Estamos preparando esta novidade há um ano. A capela, sem o sacrário, é linda, mas falta algo: a presença de Jesus na Eucaristia. À tarde, vou a Bayanga Didi para preparar tudo.

Sábado de manhã, confesso por 3 horas, depois começamos a celebração da Missa, durante a qual 5 crianças pequenas recebem o sacramento do Batismo.

No final da Missa, coloco as hóstias no tabernáculo e acendo uma pequena lâmpada vermelha, que permanecerá acesa dia e noite, um testemunho silencioso da presença de Jesus nesta aldeia distante.

Procuro explicar aos cristãos o significado do tabernáculo: digo que a capela é como um sótão (GOGORO, em Sango, a língua nacional). O celeiro é sempre celeiro, tanto quando está vazio como quando está cheio dos frutos do trabalho da terra. Mas se estiver cheio, o sótão assume uma importância enorme. Assim a capela: mesmo que não haja sacrário, pode-se celebrar e rezar. Mas com a presença da Eucaristia, a capela adquire outro significado e outra importância.

Aos domingos celebro a missa em Yoro, depois encontro o catequista e os conselheiros comunitários. Contam-me os seus sonhos para a igreja e a aldeia: um poço, uma casa para o catequista, um jardim de infância...

Vamos ver !

Bayanga Didi

 



Sinaforo

A piedi, da Sinaforo a Yoro
En marchant, de Sinaforo à Yoro



Battesimi a Bayanga Didi
Baptemes à Bayanga Didi



Yoro


Riunione della Cassa di Risparmio di Bozoum
Réunion de la Caisse d'épargne de Bozoum

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário