Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de outubro de 2022

Viva a Missão

 

 

Viva a Missão

No próximo domingo é a Jornada Missionária Mundial (Domund); em todo o mundo se celebra a vida missionária, coração vivo da Igreja, e o coração de toda a vida cristã.

O papa Francisco recorda-nos que o coração da missão, o coração da fé cristã, é "ser testemunha de Cristo".  É um dom e um chamamento para todos os cristãos.

Agrada-me, a mim missionário, celebrar esta jornada e este mês dedicado às Missões. Agrada-me, porque me recorda que ser missionário é um dom, enorme. Dom de que eu e ninguém têm mérito. Dom que Deus e a Igreja me confiou, apesar das minhas debilidades e fragilidades.

 No sábado 15 de outubro celebrámos a festa de Santa Teresa de Jesus, nossa fundadora. Uma mulher cheia de amor por Jesus, e cheia de amor pela Igreja.

Domingo 16 de outubro fui a  Igwe, uma aldeia de uma dúzia de cabanas, a 60 quilómetros de Baoro. O caminho é um atalho muito estreito no bosque, e chegamos só depois de duas horas, e com um guia! O catequista, Robert, partirá no próximo mês para Bocaranga, para trabalhar na escola dos catequistas. A aldeia está muito contente com esta notícia. Celebrei a missa debaixo de um teto de palha, e no ofertório os cristãos levaram amendoins, abóboras e produtos dos campos, que generosamente ofereceram.

Quarta e quinta-feira fui a Bozoum. Para arranjar a bomba da água que não funciona, tentei pô-la a funcionar mas não consegui) repara-la. Isto foi ocasião para saudar a comunidade, composta agora por um padre centro-africano, dois italianos, um da Bolívia e um irmão francês. Volto por Bozoum para ver o mercado, a cooperativa de arroz, as pessoas e as crianças.

A setrada está pior que antes: percorrer os últimos 60 quilómetros leva mais de duas  horas, e muita sorte. Há muito barro, a estrada está inundada em muitos sítios, e há lama de mais de um metro.

Voltei na quarta- feira pela tarde, e logo recebi a notícia da morte do P. Victorino Corsini, meu irmão carmelita e amigo toda a minha vida. Missionário na África-Central entre 1975 e 1980, muitos cristãos ainda se lembram dele. Recordo-o, e recordai-o vós também na oração neste mês missionário.


 

Strada per Igwe
La route pour Igwe

Igwe

 


 

L'orchestra di Igwe
L'orchestre de Igwe

 

 


 















 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário