Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Em direto de Bolonha

 


 

Em direto de Bolonha

Finalmente, o P. Norberto chegou a Itália.

O P. Norberto foi ferido muito gravemente por uma mina, precisamente quando ia para as aldeias nas suas atividades pastorais, e também para reparar uma escola, na sexta-feira 10 de fevereiro. No carro seguiam seis pessoas, quando aconteceu um desastre, mas quem ficou mais grave, foi ele: uma das pernas ficou muito ferida, e a outra é esquerda e o pé muito esmagados

No dia seguinte foi transportado para Bangui em um helicóptero, e operado no hospital ONU, no domingo. Nesse mesmo domingo foi trasladado para Kampala, em Uganda, onde no dia seguinte tiveram que lhe amputar o pé.

A partir de segunda-feira começou uma maratona para o levar para a Itália para ser tratado convenientemente. Foram momentos muito difíceis em que tememos pela sua vida, e outros ainda mais graves, com receio que fosse preciso fazer-lhe mais amputações.

Foi uma correria para vencer a situação, onde os obstáculos foram numerosos e muitas vezes, quase, insuportáveis.

Mas foi uma rede de carinho e de oração que sustentou o P. Norberto e a todos os que trabalharam para realizar este sonho quase impossível: a nossa Procuraria das Missões de Arenzano, com o P. David Sollami à frente, a nossa Província Carmelita, a Nunciatura em Uganda, as nossas Embaixadas em Uganda e Camarões, o hospital Rizzoli de Bolonha, a Cruz Vermelha italiana e muitíssimos amigos, conhecidos e desconhecidos, que em todo o mundo se empenharam com a oração e a ajuda.

Finalmente, depois de contínuos atrasos e atualizações, na quinta-feira pela tarde, el P. Norberto, acompanhado pelo P. Federico Trinchero e por um médico, deixava o hospital de Kampala, e com as sirenas a tocar instantemente, chegaram ao aeroporto de Entebbe.

 Daqui partiram em voo da KLM e, quando chegaram finalmente ao aeroporto, demos o primeiro suspiro de alívio.

Sexta-feira de manhã saíu com o P. David Sollami de Arenzano, às 5h, em direção a Bolonha. Quando chegaram ao aeroporto já estava à sua espera uma equipo da Cruz Vermelha, seguimos pela pista. E finalmente, vimos um pequeno avião vermelho, com uma ambulância, que aterrava. Pudemos saudar o P. Federico e, sobretudo, o P. Norberto.

Saímos em comboio com as sirenas a tocar, atravessamos Bolonha, para chegar ao Instituto Rizzoli, um dos melhores hospitais italianos de ortopedia.

Aqui, ajudaram rapidamente, pois os médicos já estavam à nossa espera. Estava inclusivamente lá, o Professor Marco Innocenti, e com rapidez atendeu o P. Norberto e começaram as provas e visitas.

Depois de uma hora, reunimo-nos com o primeiro médico que nos dava boas notícias: a ferida ainda que grave, estava em bom estado, e as perspetivas eram bastante boas: sobretudo as posteriores intervenções, uma outra pequena intervenção para preparar a perna para a prótese, e agora um longo período de reabilitação.

Entretanto chegou de Lecco Claudio Pozzi, o irmão do P. Norberto, com sua mulher. Ele é médico, e tem seguido constantemente o seu irmão nesta triste aventura.

De tarde chegou também o Provincial, P. Saverio, e pudemos, por fim, estar um pouco de tempo com o P. Norberto, já instalado no serviço. Está bem  disposto, tomando o aperitivo, e também brincalhão. Por agora a sua moral está alta a sua reação anima-nos e edifica-nos. Nem todas as pessoas passam por um acidente tão grave, Vamos reagir olhando para diante e fazendo programas para o futuro.

Apraz-me dizer: ÁNIMO, P. NORBERTO. Mas é ele, o P. Norberto, quem nos dá ânimo a nós.

Continuemos acompanhá-lo com a oração e carinho. E também, para quem pode, com uma ajuda económica: os gastos para o transporte para a Itália foram enormes, por isso a nossa Procuraria abriu uma conta:

 Todos juntos faremos o impossível para que possa caminhar de novo.

Ajudem-nos a pagar os gastos necessários, também uma pequena doação pode fazer é diferença.

 

Os irmãos, os padres carmelitas, os amigos do Padre Norberto.

COMO FAZER UM DONATIVO

 

IBAN: IT 42 D 05034 31830 000000010043

Dirigido a: Missioni Carmelitane Liguri Convento dei Carmelitani Scalzi

Causale: emergencia Padre Norberto Pozzi

Con PayPal: Puede mandar un donativo missioni@carmeloligure.it












Sem comentários:

Enviar um comentário