Feliz Ano! Bonne année!
Na República Centro-Africana, os votos de Feliz Ano Novo duram pelo menos três meses! Começa perto do Natal e continua até março. Felizmente, a Páscoa está chegando para variar!
Depois do Natal e dos dias passados nas aldeias, tive alguns dias relativamente calmos.
Domingo, 31 de dezembro, sigo para Dobere, 50 km de estrada semipavimentada. Aqui fica a capela dedicada a Santo Estêvão, que hoje celebramos com a Sagrada Família.
No dia 31 de dezembro costumamos organizar uma vigília noturna de oração. Mas este ano não foi possível organiza-la temíamos a intervenção dos mercenários russos de Wagner, que impuseram o toque de recolher obrigatório durante vários dias e que, a partir das 19 horas, percorrem a vila, despedindo-se das pessoas e prender qualquer pessoa suspeita...
Por isso decidimos adiantar a oração para as 17h, para que as pessoas possam voltar para casa saudáveis e salvar assuas vidas. Foi um momento de oração, ação de graças e súplica por um novo ano neste momento tenso e devastado pela crise.
Na manhã de segunda-feira, 1º de janeiro, parto para Bangui. Durante toda a semana trabalho na construção do novo convento, para completar a instalação elétrica.
Então, feliz ano novo! Bonne année!
Dobere |
Sem comentários:
Enviar um comentário