Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2024

De Baoro a Bangassou

 

 



De Baoro a Bangassou

 

Aqui estou por fim em Bangassou!

A Semana Santa foi muito intensa. Quinta-feira Santa celebrei a missa em Samba Bougoulou, durante a qual o sacerdote lava os pés a 12 pessoas, em memória do que fez Jesus. Foi durante a Última Ceia, que Jesus instituiu a Eucaristía e o sacerdócio neste dia, os sacerdotes celebrem a paixão e morte do Senhor.

Sábado é o dia do grande silêncio e espera. E Nós aproveitamos esse tempo para preparar os sacramentos, tanto em Bayanga Didi como em Yoro. Pela tarde celebramos a Grande Vigília Pascal, que começa no exterior da capela, com a bênção do fogo e do Círio Pascal, sinais de Cristo Luz do mundo. Durante a Vigília se realizam os batismos e as diferentes etapas do catecumenado. Só terminamos depois de quase 3 horas, mas a cerimónia foi muito bonita e muito concorrida

No domingo, dia de Páscoa, fomos para Yoro. Entretanto o padre Aimé ficou aqui, para celebrar a missa com os batizados, vou a pé para a Sinaforo, que fica pouco mais ou menos 7km. Ali também à um batismo. É também uma oportunidade para dizer o adeus definitivo aos habitantes destes povos.… Regresso a Yoro a pé á 1h da tarde, e quase sufoco com o calor! De Yoro, saímos pelas 14.00 horas e a 15 km vemos dois homens armados, afortunadamente, quando nos veem (tal vez confundindo-nos com mercenários russos) fugiram para o monte, chegamos a Baoro às 16.30, cansados mas contentes.

Segunda-feira é o dia das despedidas finais, dos irmãos da comunidade paroquial. Já passou um mês desde que comecei com as despedidas…não é fácil. Realmente, mas, é a hora de sair 

Terça-feira vou a Bangui, e, saio dali na quinta-feira, num avião da ONU: parto ás 8:30, e vou ter uma breve escala em Ndele, finalmente cheguei a Bangassou pouco antes do meio-dia.

 Ali encontrei o sr. Bispo, Mons. Aguirre, que veio com uma boa dezena de sacerdotes da Diocese para me dar as boas-vindas, e saudar-me. Dirigimo-nos para a catedral atravessando o bosque. Há muito verde, muitas árvores e muito calor! 

Assim começa esta aventura, esta nova página da minha vida, como me disse, Mons. Aguirre ao receber-me.

 







Sinaforo
Bayanga Didi


Erythrina Senegalensis








La cattedrale di Bangassou
La cathédrale de Bangassou





Mgr Aguirre e alcuni sacerdoti



Sem comentários:

Enviar um comentário