Em viagem
No domingo passado fui a Bandoufou, cidade localizada a 25 km de Bangassou. o caminho é bom: chegamos lá em menos de uma hora. Reunimo-nos com a comunidade cristã e outras pessoas fiéis das cidades da região. Celebramos missa na linda capela. Linda, mas agora pequena para uma comunidade em crescimento.
Ao celebrar a Missa, pensei no que poderia ser feito para a aumentar e oferecer às pessoas uma grande e bela igreja. Depois da missa, reunimo-nos com os candidatos à confirmação, o que faremos entre o final do ano e o início de 2025.
Depois nos reunimos com os representantes de todas as capelas da região, com quem fizemos um balanço. É interessante ver o papel e o trabalho dos catequistas e conselheiros, e ver como eles tentam responder à fome que as pessoas tem de Deus.
Há também uma escola aqui, com mais de 250 crianças. Dizer que existe uma escola, é uma palavra grande. Digamos que haja turmas, alunos e professores. Mas há uma completa falta de estruturas. As crianças vão para a escola, que consiste em três telhados de colmo, sentadas numa floresta. Depois faço medições e vejo como e onde construir uma escola.
Mas quando? E com que dinheiro?
A Providência é ótima!
Escrevo de Bouar, onde cheguei hoje. Ontem, quinta-feira, 5 de setembro, deixei Bangassou em avião e amanhã celebrarei a missa de volta às aulas aqui, no seminário Yolé, onde trabalhei entre 1992 e 2003.
Na próxima quarta-feira partirei para Roma onde, de 15 a 23, participarei na formação organizado para todos os bispos nomeados este ano.
Eu depois vos contarei!
La scuola di Bandoufou |
Messa a Bandoufou |
Tomounga |
La strada... La route... |
Sem comentários:
Enviar um comentário