Número total de visualizações de páginas

sábado, 8 de março de 2025

Os doentes

 


Preparazione del Giubileo dei Malati
En preparant le Jubilé des malades

Os doentes

Na leitura dos Evangelhos, grande parte da atividade de Jesus é dedicada aos doentes, a ouvi-los e a curá-los.

Até os Atos dos Apóstolos, que contam imediatamente a história da Igreja após a Ressurreição de Jesus, mostre-nos quanto tempo e energia os Apóstolos e os primeiros cristãos dedicavam aos doentes

Esta atenção ao cuidado dos doentes sempre marcou o trabalho da Igreja. Os primeiros hospitais foram obras dedicadas aos peregrinos e aos doentes, e este foi o início da organização de saúde.

Na Diocese de Bangassou a assistência aos doentes envolve também as paróquias com o trabalho dos padres para a administração dos sacramentos, das irmãs religiosas e leigos para o cuidado nas diversas estruturas.

Em Bangassou fica o nosso hospital de Bangonde, gerido e dirigido por Elisabeth, uma pequena irmã cheia de energia. Aqui estão uma maternidade, uma sala de cirurgia, um laboratório de análises, além de consultórios odontológicos e oftalmológicos.

Hoje celebramos o Jubileu dos Doentes: no passado sábado no hospital de Bangonde e ao domingo na Sé Catedral, para o pessoal de saúde. No sábado celebramos uma linda missa ao ar livre, no meio das diferentes enfermarias do hospital. Existem pacientes hospitalizados, mas também outros doentes de diversas freguesias. Durante a Eucaristia administramos o sacramento da unção dos enfermos a muitas pessoas.

E depois da missa, os voluntários de São Vicente distribuíram alimentos aos doentes e pobres e a todos os que participaram no Jubileu.

No dia seguinte, domingo, todas as pessoas que trabalham na área da saúde, aqui e no hospital público, reúnem-se na catedral, onde celebramos a missa. O tema do Jubileu Ajuda ver a doença com a confiança de quem acredita: somos “peregrinos da esperança”.

É uma oportunidade para lhes agradecer, mas também para recordar a toda a comunidade o significado e valor da doença, a vocação de quem cuida, a importância de dar amor e cuidar de quem está doente. Sem esquecer o chamado para Esperança e Fé, para não se perder no fatalismo ou seguir a feitiçaria (que aqui influencia bastante as pessoas).

Na segunda-feira, 3 de março, desci a Bangui, para partir na terça-feira para Espanha. No sábado, 8 de março, o A Fundação Bangassou organiza um grande almoço beneficente em Córdoba. Serão mais de 1.000 pessoas que participarão para ajudar os numerosos projetos da Diocese de Bangassou.

Ficarei em Córdoba até terça-feira, 11 de março, para retornar imediatamente a Bangui e Bangasou.





Ospedale di Bangonde
Hopital de Bangonde


Ospedale di Bangonde: Giubileo dei malati
Hopital de Bangonde: jubilé des malades

Cattedrale di Bangassou: Giubileo del personale della sanità
Cathédrale de Bangassou: Jubilé du personnel soignant


Bangassou




Sem comentários:

Enviar um comentário