Feliz Páscoa!
Infelizmente não posso publicar as fotos, por causa da conexão muito lenta, mas também por causa de um problema com o Sr. Google...
Na terça-feira passada, parti para Bangui e retornei na quinta, precisava urgentemente ver alguns dos nossos padres.
Na sexta-feira parti para Gambo, uma paróquia a 75 quilômetros de distância. O caminho foi reparado e em vez de 4 horas chegamos em apenas em 2 horas. Fui com um padre que tinha permanecido na paróquia por alguns meses, enquanto esperamos encontrar um novo padre.
Para a ocasião fomos acompanhados por trinta crianças do Centro Maman Tongolo, do nosso centro para órfãos. Os meninos e meninas mais velhos foram liderados pela Irmã Yolande. E eles nos ajudaram com sua alegria e seus gritos o tempo todo! À tarde participamos da Via Cruces, na rua principal da cidade.
Na tarde de sábado apresentei o Jubileu da Esperança, motivo da minha visita a esta paróquia. E no dia seguinte, pela manhã, celebramos o Domingo de Ramos, com a bênção e a pequena procissão até a paróquia. Depois da missa, visitei uma aldeia a 5 quilómetros de distância, onde é necessário construir uma nova igrejinha. E à tarde, voltamos para Bangassou.
Hoje, Terça-feira Santa, celebramos a Missa Crismal: é um momento único na liturgia! Os padres da diocese se reúnem em torno do Bispo e renovam as promessas feitas em dia de ordenação. E durante a Missa, abençoo os óleos que serão usados para o sacramento da unção dos enfermos, dos catecúmenos e do santo crisma (que serve para a unção dos enfermos). batismo, confirmações e ordenações sacerdotais).
Estavam presentes 21 padres: todos os que puderam comparecer!
No final da Missa, abençoei o novo sacrário da comunidade carmelita de Loano (Itália) doado à catedral de Bangassou.
Amanhã, quarta-feira, 16 de abril, partirei para o Leste. Celebrarei a Quinta-feira Santa em Zemio e na Sexta-feira Santa em Mboki, chegada em Obo para a Vigília Pascal. Então continuarei com outros aldeias (Dembia, Derbissaka, Rafai, Agoumar e Mandabazouma), se os rebeldes e os as estradas permitirem...
Estarei ausente de Bangassou por duas semanas... e aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa. O Senhor nos ama e nos salva por meio de sua paixão, morte e ressurreição!
P.S.: Espero publicar algumas fotos na minha página do Facebook.