Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Celebração de Lanomè

 

 

 

 

Celebração de Lanomè

A paróquia de Maria, Mãe de Deus, está localizada na vila de Lanomè, a 35 km de Bangassou. Foi uma vila importante no passado, quando havia estradas e era possível chegar a Bangui, a capital, em poucos dias.

Hoje, um caminhão leva mais de duas semanas para chegar a Bangui a partir de Bangassou: o custo do transporte aumentou consideravelmente e muitos produtos não estão mais disponíveis. É o caso do café, produzido em abundância na região, especialmente em Lanomè.

A pequena igreja, construída na década de 1970 por um missionário italiano, o Padre Fedele Villa (de Turim), é pequena demais para acomodar a comunidade.

Com a ajuda das Pontifícias Obras Missionárias (graças às ofertas arrecadadas para o Dia Mundial das Missões em outubro), iniciamos a construção da nova igreja.

Alessio Vada, um conterrâneo de Priero (Cuneo, Itália), esteve connosco nas últimas semanas. Junto com Dieubeni e sua equipe de pedreiros locais, Alessio trabalhou arduamente e conseguiu concluir os pilares de cimento armado.

Aqui também, graças a uma família de Bolonha, conseguimos concluir a construção da escola primária: a partir de setembro, as crianças poderão trabalhar nas belas, espaçosas e iluminadas salas de aula, em vez dos galpões de palha usados até agora.

Durante a semana, visitei Lanomè na segunda, quarta, sexta e domingo. Na sexta-feira, encontrei-me com 224 crianças que se preparavam para receber a Crisma. Houve reuniões, aulas de catecismo e explicações para ajudá-los a compreender o dom do Espírito Santo e sua importância em suas vidas.

No domingo, 27 de julho, celebramos a missa ao ar livre: além das Crismas, celebramos o casamento de Próspero e Clarisse. Havia muitas pessoas, não apenas da aldeia, mas também de uma dúzia de aldeias vizinhas.

Após a missa, fomos à nova escola para uma oração e a bênção das salas de aula. As portas e paredes ainda estão faltando, mas tudo estará pronto em setembro. A família que doou a escola queria chamá-la de "Fonte da Esperança". E será para centenas de alunos e pais!

A missa, que começou às 8h, termina às 12h30.

E então vem a festa dos noivos, com um almoço simples... e centenas de convidados!

 

 

Catechesi nella vecchia chiesa di Lanome
Catéchèse dans l'ancienne église

 


Il cantiere della nuova chiesa a Lanome
Le chantier de la nouvelle eglise de Lanome

 













Benedizione della nuova scuola di Lanome
Bénédiction de la nouvelle école




quinta-feira, 24 de julho de 2025

Construindo!...

 

I bambini del Centro Maman Tongolo in gita!
Les enfants du Centre Maman Tongolo en sortie!

 Construindo!...

A construção da nova igreja em Lanome está progredindo satisfatoriamente. Alessio, com a excelente equipe de pedreiros locais, está progredindo bem, apesar das dificuldades relacionadas com as chuvas e à falta de materiais e ferramentas.

Dezasseis pilares laterais foram construídos. Esta semana, a construção dos pilares da fachada continuará.

Na sexta-feira à tarde, parti com ele para Ouango, uma paróquia localizada a 75 quilômetros de Bangassou.

Construindo a igreja!

A viagem é linda e estamos em ótima companhia: estamos acompanhados pelas crianças do orfanato diocesano "Maman Tongolo". Cerca de trinta delas, todas encantadas por embarcarem em uma viagem! Bem vestidas, com seus gorros de Papai Noel, elas estão magníficas! E durante a viagem, cantam, conversam, dormem, riem e brincam!

Chegamos por volta das 16h30 em Ouango, onde celebraremos o Jubileu da Esperança.

Na manhã de sábado, encontro-me com os cristãos da paróquia e das aldeias vizinhas para uma catequese sobre o significado do Jubileu. Depois, confissões até ao meio-dia, com outros dois padres e eu: o Jubileu é um tempo de graça e reconciliação!

À tarde, Alessio e eu fomos para Bema, a cerca de trinta quilômetros de distância. Chegamos depois de uma hora de carro e encontramos os dois padres que trabalham lá, Eugène e Placide.

Após uma breve conversa e uma caminhada perto do rio, que marca a fronteira com o Congo, retornamos a Ouango por volta das 18h.

Na manhã de domingo, antes da missa, encontrei-me com os líderes da escola da Missão e, em seguida, com os catequistas. Às 8h30, iniciamos uma curta peregrinação, que inaugura o Jubileu nesta paróquia. Ao chegarem em frente à igreja, os fiéis fazem o sinal da cruz com água benta, sinal e lembrança do seu batismo, e então entram em procissão antes de seguirem para a Missão, onde celebramos a missa ao ar livre.

Durante a missa, Estella e Bienvenido celebram o seu casamento.

A paróquia de Ouango passou por momentos difíceis, marcados por acusações e inúmeras fraturas. Com paciência, oração e trabalho árduo, a paróquia está lentamente renascendo. Construindo a Igreja!

Por volta das 11h40, a missa termina e, após um lanche leve, carregamos os carros. As crianças do Centro Maman Tongolo estão preparadas: as mais velhas ajudam as mais novas e as meninas um pouco mais velhas se comportam como mães.

No caminho, paramos em uma pequena vila onde mora o pai de uma menina que acolhemos há alguns meses. A mãe havia falecido e o bebê estava morrendo. Depois de alguns meses, ela agora está muito bem. Quando paramos, eles vêm vê-la e cumprimentá-la... E enchem o nosso carro com milho, amendoim e tudo o mais que podem!

Construindo a humanidade...

Ouango




Sul fiume a Bema
Le fleuve à Bema





Lanome


terça-feira, 15 de julho de 2025

Pedreiros e Crismas

 



Pedreiros e Crismas

Esta semana, Alessio Vada, pedreiro da mesma aldeia que eu e meu amigo, chegou aqui. Ele também é vice-presidente da associação "Amigos do Padre Aurélio". Com sua visita a Bangassou, ele lançou seu primeiro projeto.

Na quinta-feira de manhã, ele voou de Bangui para Bangassou. Estava a chover. Eu temia que o voo fosse cancelado (como na segunda, terça e quarta-feira), mas o mau tempo passou e o avião decolou, chegando a Bangassou por volta das 10h30.

Fomos imediatamente fazer algumas compras urgentes e nos preparamos para o trabalho dos dias seguintes. À tarde, fomos visitar as crianças do orfanato Maman Tongolo. Alessio veio ajudar na construção da nova igreja da paróquia de Lanomè, uma aldeia localizada 37 km a leste de Bangassou.

Na sexta-feira de manhã, levei-o a Lanomè, e ele imediatamente começou a trabalhar com Dieubèni e os pedreiros locais. Voltei para casa no final da manhã, mas o trabalho continua.

Na tarde de sábado, Alessio voltou a Bangassou. Dois pilares já foram construídos, enquanto as fôrmas para mais quatro já estão prontas.

Choveu muito forte na manhã de sábado, mas por volta das 9h consegui partir para Nyakari, uma paróquia localizada a 15 km de distância. Encontrei-me com os crismandos (cerca de 30 deles) para uma breve catequese e para me preparar para a cerimónia.

Na manhã de domingo, Alessio e eu voltamos para Nyakari, e lá, durante a missa, celebrei o Sacramento do Crisma a várias pessoas.

Para muitas paróquias, o intenso trabalho pastoral termina com a celebração do Crisma, que depois diminui um pouco durante a estação chuvosa para dar tempo às pessoas de trabalharem nos campos.



Scuola di musica
Ecole de Musique



I piccoli del centro Maman Tongolo
Les petits du Centre Maman Tongolo




Parrocchia di Nyakari
Paroisse de Nyakari