I bambini del Centro Maman Tongolo in gita! Les enfants du Centre Maman Tongolo en sortie! |
Construindo!...
A construção da nova igreja em Lanome está progredindo satisfatoriamente. Alessio, com a excelente equipe de pedreiros locais, está progredindo bem, apesar das dificuldades relacionadas com as chuvas e à falta de materiais e ferramentas.
Dezasseis pilares laterais foram construídos. Esta semana, a construção dos pilares da fachada continuará.
Na sexta-feira à tarde, parti com ele para Ouango, uma paróquia localizada a 75 quilômetros de Bangassou.
Construindo a igreja!
A viagem é linda e estamos em ótima companhia: estamos acompanhados pelas crianças do orfanato diocesano "Maman Tongolo". Cerca de trinta delas, todas encantadas por embarcarem em uma viagem! Bem vestidas, com seus gorros de Papai Noel, elas estão magníficas! E durante a viagem, cantam, conversam, dormem, riem e brincam!
Chegamos por volta das 16h30 em Ouango, onde celebraremos o Jubileu da Esperança.
Na manhã de sábado, encontro-me com os cristãos da paróquia e das aldeias vizinhas para uma catequese sobre o significado do Jubileu. Depois, confissões até ao meio-dia, com outros dois padres e eu: o Jubileu é um tempo de graça e reconciliação!
À tarde, Alessio e eu fomos para Bema, a cerca de trinta quilômetros de distância. Chegamos depois de uma hora de carro e encontramos os dois padres que trabalham lá, Eugène e Placide.
Após uma breve conversa e uma caminhada perto do rio, que marca a fronteira com o Congo, retornamos a Ouango por volta das 18h.
Na manhã de domingo, antes da missa, encontrei-me com os líderes da escola da Missão e, em seguida, com os catequistas. Às 8h30, iniciamos uma curta peregrinação, que inaugura o Jubileu nesta paróquia. Ao chegarem em frente à igreja, os fiéis fazem o sinal da cruz com água benta, sinal e lembrança do seu batismo, e então entram em procissão antes de seguirem para a Missão, onde celebramos a missa ao ar livre.
Durante a missa, Estella e Bienvenido celebram o seu casamento.
A paróquia de Ouango passou por momentos difíceis, marcados por acusações e inúmeras fraturas. Com paciência, oração e trabalho árduo, a paróquia está lentamente renascendo. Construindo a Igreja!
Por volta das 11h40, a missa termina e, após um lanche leve, carregamos os carros. As crianças do Centro Maman Tongolo estão preparadas: as mais velhas ajudam as mais novas e as meninas um pouco mais velhas se comportam como mães.
No caminho, paramos em uma pequena vila onde mora o pai de uma menina que acolhemos há alguns meses. A mãe havia falecido e o bebê estava morrendo. Depois de alguns meses, ela agora está muito bem. Quando paramos, eles vêm vê-la e cumprimentá-la... E enchem o nosso carro com milho, amendoim e tudo o mais que podem!
Construindo a humanidade...
Ouango |
Sul fiume a Bema Le fleuve à Bema |
Lanome |
Sem comentários:
Enviar um comentário