Passiflora Fleur de la Passion Passiflora - Flor de la pasión |
Encontros Diocesanos
Com a estação chuvosa e as férias escolares, o ritmo de trabalho nas paróquias está um pouco mais calmo. Por isso, a Diocese organiza anualmente momentos de formação e oração para todos os padres.
Desde meados da semana passada, padres de diferentes paróquias começaram a chegar aqui em Bangassou. Para alguns, são algumas dezenas de quilômetros, para outros, 150. Os mais distantes (Zemio, a 300 km, e Obo, a 500 km levaram alguns dias a chegar, porque as estradas são perigosas e difíceis.
Na sexta-feira e no sábado, iniciamos dois dias de formação sobre pastoral familiar. Fomos acompanhados e guiados pelo Padre Francis Siki, um padre de Bangui, originário de Bangassou. Além dos 25 padres, há vários casais de paróquias vizinhas. Juntos, começamos a desenvolver um plano pastoral para toda a Diocese.
Domingo é dia de descanso. Celebrei a missa na capela de Maliko aqui na aldeia, enquanto os outros padres foram para outras igrejas.
Na manhã de segunda-feira, Dom Aguirre chegou de Bangui, acompanhado pelo Arcebispo de Rennes (França), Dom Pierre D'Ornellas. Esta semana, foi ele que nos pregou e acompanhou nos Exercícios Espirituais: um momento de silêncio, oração e reflexão.
A Diocese de Rennes acolhe há anos padres de Bangassou, que trabalham em várias paróquias: a Igreja da República Centro-Africana, nascida de missionários, torna-se missionária!
Na tarde de segunda-feira, 4 de agosto, iniciamos os Exercícios: peço suas orações por todos nós.
Na foto, a preparação das lagartas (makongo): nesta época do ano, existem milhões de lagartas, de uma espécie muito específica, muito apreciadas por serem ricas em proteínas!
Preparazione dei bruchi... per la cena! Préparation des chenilles... pour le diner! Preparando las orugas...¡para la cena! |
Maliko |
Sem comentários:
Enviar um comentário