Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bispos em Jornada

 

   


Bispos em Jornada


21 de junho de 2026

 
Após a consagração episcopal de Monsenhor Joseph Samedi na Catedral de Bangui, nós — os bispos da República Centro-Africana — reunimo-nos no dia seguinte, segunda-feira, 15 de junho, na Nunciatura, para acolher um bispo que havia viajado de Roma para a ocasião.
À tarde, reuni-me com um grupo de mulheres líderes para discutir a situação dos reféns mantidos em Bambouti (na fronteira com o Sudão do Sul). Eles haviam sido sequestrados no final de dezembro, mas deparamo-nos com partes que se recusavam a discutir o assunto — nem os rebeldes nem o Estado...
Na manhã de terça-feira, às 5h20, partimos em comboio com todos os bispos para a assembleia que seria realizada em Berberati, a 600 km de distância. As estradas estavam em más condições em alguns trechos e intransitáveis em outros... mas chegamos ao nosso destino às 19h20! Apesar do horário avançado, uma grande multidão nos aguardava na catedral para nos dar as boas-vindas. Permanecemos lá durante toda a semana para reuniões, formação e momentos de confraternização.
Cada manhã começava com a celebração da Missa, seguida de reuniões. Na tarde de sexta-feira, dividimo-nos para visitar as várias paróquias da cidade, realizando reuniões e diálogos, e concluímos com a celebração da Missa.
Na paróquia do Sagrado Coração, encontrei um grande grupo de pessoas vindas de Bozoum — foi uma alegria saudá-las!
Na tarde de sábado, foi organizado um evento cultural com músicas e danças.

A Missa de domingo de manhã estava programada para acontecer ao ar livre às 8h30, mas chovia torrencialmente, então
tivemos que esperar. A celebração finalmente começou às 10h30, com a presença de
muitas pessoas da cidade, bem como de outras paróquias da diocese.
Ao final da celebração (às 14h30!), foi lida a mensagem final da Assembleia
da Conferência Episcopal. Ela traz o lema "Vi um novo céu e uma nova terra" (Apocalipse 21,1)
e enfatiza a proteção da criação.
Aqui está: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:EU:7bad8f00-5e51-4cf8-a858-1607529d7dd4.
E na segunda-feira de manhã, por volta das 4h, partiremos para Bangui... torcendo
para que não chova!


Arrivo a Berberati
Accueil à Berberati
LLevada en Berberati









Messa di chiusura
Messe de cloture



 



Sem comentários:

Enviar um comentário