Número total de visualizações de páginas

sábado, 8 de outubro de 2016

Festa, trabalho e grandes projetos





Festa, trabalho e grandes projetos
Domingo  2 de Outubro celebramos a festa de São Miguel, patrono da paróquia. Nos dias precedentes preparamos as pessoas, " tentamos inflamar os corações" com as celebrações das Eucaristias e  confissões, por fim, no domingo podemos voltar a celebrar na Igreja, aonde já não celebravamos à três Domingos.
Estavamos bastante impacientes, por ver, ao l menos em parte, a "nova" Igreja, cujos trabalhos continuam e com bastante rapidez.
No Domingo celebramos também  um casamento e dois batizados.  Foi  uma grande festa e houve muita alegria.
Terça –feira voltei a percorrer a estrada até Bangui, onde estive alguns dias para assistir a uma série de reuniões e encontros  . Ao chegar a Bangui, não pude visitar alguns  bairros,  pois de manhã muito cedo tinham assassinado  um  coronel do exército e por isso havia muita agitação. Depois de do almoço, pela tarde, ouviam-se constantemente e muito perto, tiros de armas pesadas...
À noitinha regresso ao aeroporto, o P. Justino, nosso superior Provincial, o P. David Sollami, nosso Procurador das missões, o P. Enrique, o arquitecto Giovanni Grossi Bianchi e o Enrique Massone, e o nosso histórico voluntario-pedreiro.  Vieram de visita para discutir e debater sobre  um  grande  projecto: a construção  de um novo convento aqui, em  Bangui.
Quarta-feira pela manhã, fui novamente ao  aeroporto buscar a Irmã  Bensitta e a Irmã Brice. São as superioras, desta Região da África, da congregação  indiana, das  Irmãs  da Mãe do Carmelo (as quais visitei quando fui à  India no mês de Abril passado). Estão aqui de visita, com a intenção,  abrir  uma casa aqui, em Bangui, no Carmelo.
Cumprimentei-as e logo tive de sair com destino à cidade para participar, ao menos por algumas horas, numa reunião da Cáritas. Era uma reunião muito importante: estavam presentes o Presidente da Cáritas Internacional, com outras pessoas das oficinas de Roma e de Nairobi, e uma representante do Secours Catholique (a Cáritas francesa), de CRS (Cáritas de USA). O objetivo da reunião era refletirmos,  juntos, para ajudarmos  a Cáritas da  África-Central, para  que assuma com coragem,  e entusiasmo, o serviço dos pobres.
Depois de  jantar volto ao Carmelo, e às 17h. celebramos a Profissão do Fr. Loic.
Quinta–feira  voltamos  a dialogar sobre o  grande  projecto do novo convento, que já começa a adquirir forma.
E precisamente hoje , 7 de Outubro, celebramos dez anos da  nossa  presença aqui, em Bangui...













Sem comentários:

Enviar um comentário