Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Formosa Igreja, bonita Igreja!





Formosa Igreja, bonita Igreja!
No Domingo vivemos um acontecimento importante: A inauguração da Igreja de Bozoum.
Depois de uns dez meses de trabalho... a Igreja está concluida. E é uma maravilha.
A parte nova, luminosa e bem arejada, apresenta-se cheia de luz e de cores. A forma (dos semi-círculos de 10 metros de raio, nos lados do altar) recorda o abraço de Deus, nos sacramentos, na palavra, na oração e no  encontro com os irmãos e irmãs.
Dois artistas centro-africanos (Charlemagne e Alexis) enriqueceram o presbitério com uma visão original do Juizo Universal. Por um lado, os condenados, sem vista (quase para nos recordar que, quando nós abandonamos a Deus, perdemos nossa humanidade... ), por outro lado, os santos, com a vista apenas indicando o Céu, luminoso.
Nos dois lados encontram-se os apóstolos, e a inscrição "UNAM, SANCTAM, CATHOLICAM ET APOSTOLICAM" (Una, Santa, Católica e Apostólica) chama a atenção para as características da Igreja. Os 26 vitrais, de extraordinárias cores, são um hino à Luz. E recordam-nos que a nossa vida, iluminada por Deus reflete vida e cor. No centro está a cruz, feita com ferros encontrados nos alicerces da Igreja antiga: uma recordação para quem a construiu há mais de 60 anos... Substitui a que era feita de ferro e betão com pedaços cortados, de bidões de ferro: pobreza, simplicidade e capacidade de encontrar, em quaisquer coisas, as soluções.
Muitos meses de trabalho, e não houve um único acidente, apesar da precaridade dos meios. Verdadeiramente, a Mão  protectora de Deus não nos abandonou nem sequer por um  momento.
Um grande  trabalho graças à solidaridade e à fé de muita gente em todo o mundo (com a  Propaganda Fide e a Ajuda da Igreja que sofre e outras pessoas particulares), mas também graças ao trabalho e dedicação dos cristãos de Bozoum.  Foi muito bonito, nos meses passados e ainda mais nos Domingos, ver a alegria de ter uma Igreja tão bonita.
Quisemos fazê-la bela, porque a beleza fala de Deus; é um dos Seus Nomes e uma das Suas manifestações.
Quisemos que fosse bela, porque todo o homem e toda mulher merece viver, rezar e Celebrar as funções Religiosas num lugar belo.
Quisemos que fosse bela, porque para Deus não há nada suficientemente belo. E nada é bastante belo para o homem.
No Domingo reuniu-se muita gente. Já uma hora antes, a Igreja estava cheia. Muita gente: dos povoados  da cidade. Crianças, jovens e adultos. Doentes e saudáveis, Mães e Pais. Pobres, e movimentos.
Para a inauguração da Igreja, o Bispo (idoso e doente) mandou o seu Vigário Geral o Padre Mirek, que presidio à Eucaristia. Também esteve o secretário da Nunciatura (actualmente não é Nuncio-Embaixador do Vaticano na África-Central ). Também  estavam muitos Irmãos de hábito de todas nossas Comunidades.
A  celebração foi lindíssima: muitos cânticos, danças, mas também muita oração. Demorou três horas. E o ofertório... 40 minutos. Todos quisemos levar algo para la Igreja e para os pobres.
Formosa Igreja e bonita Igreja.
Segunda-Feira, pela manhã, saí às 4'30h. para Bouar, onde ia ter algumas  reuniões. Infelizmente a situação do País é ainda muito frágil. Na zona norte da Diocese há  milhares de refugiados, entretanto no mesmo dia em Bangui há manifestaciões contra os Capacetes Azuis, que degeneraram, e depois de uma manhã de tiros e violência, que terminou ao menos com cinco mortos...
Quarta-Feira saí de novo às 4'30h. e esperamos chegar a Bangui e graças a Deus a situação acalmou-se e chegamos sem problema...
E agora estou de viagem para  a Itália, para um  período de descanso... e não só.
Aqui está o link da edição especial do periódico de Bozoum:















Sem comentários:

Enviar um comentário