Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de março de 2017

Bozoum - Bouar: idas e vindas





Bozoum - Bouar: idas e vindas
No sábado pela manhã convidamos, pouco mais ou menos, uns cinquenta professores para, juntos, fazermos o balanço da situação do projecto "Aprender Jogando", no qual já trabalhamos há alguns anos com os amigos da SIRIRI.ORG. Ao princípio passam pelos primeiros anos do ensino básico elementar, onde podem avaliar as crianças que já estão em condições de ler e escrever... É um método muito interessante, que suscita a curiosidade e o interesse das crianças. Associado á língua materna (o Sango) permite aos alunos aprender rápidamente, e muito melhor, que com os métodos clássicos utilizados aqui (aprender de memória, e começar com o  francês...).
No Domingo de tarde, juntamente com Ludmila e Fabricio de SIRIRI.ORG, fomos para Bouar. Também estava lá Alberto. Estava ali para reabrir, pelo menos uma vez por semana, a nossa clínica dentária.
Em Bouar estive muito ocupado com várias reuniões para a nossa Delegação de Carmelitas Descalços. Voltamos a reunir todas as Comunidades para reflectir, e discutir, sobre o nosso   trabalho. Segunda-feira dediquei-me à formação dos nossos jovens. Encontrei-me também com os PP. Domingo e Marcos, que tinham chegado no dia anterior, vindos Yaundé, nos Camarões, onde trabalham desde há algunos anos. Colaboramos com eles na formação, com  jovens cameruenses que estão no nosso noviciado, e alguns em Filosofia aqui na África-Central; e também dois estudantes Centro-Africanos que se encontram em Yaundé para o curso de Teologia.
O trabalho de formação é muito exigente; e nós dedicamos-lhe todas as nossas energias nas diferentes casas: desde o seminário de Yolé, ao noviciado de Santo Elías (Bouar) e ao estudantado no Carmelo em Bangui.
Por outro lado, na terça-feira, juntamo-nos para a comissão económica, que reúne os Superiores e Ecónomos, para rever a contabilidade das várias casas. É também ocasião para agradecer a todos os que, de um modo ou de outro, nos ajudam e nos permitem ajudar.
De tarde voltei a Bozoum para acompanhar o P. Marcos Gazzoli. Mas regressei a Bouar no dia seguinte, quarta-feira, durante a tarde.
Quinta-feira, pela tarde, estive numa reunião da Cáritas: tinha chegado de Bangui o director nacional, P. Lucas, juntamente com duas pessoas da sua equipe, e três pessoas da Cáritas diocesana de Kaga Bandoro. Foi uma ocasião para nos conhecermos, e partilhar experiências, e também para nos preguntarmos sobre o que se pode, e se deve, fazer sobretudo, com os problemas devidos à insegurança nestas zonas.
Sexta-feira voltei a Bozoum, e continuamos a nossa Caminhada Quaresmal com a Via-Sacra sempre muito participada.


 





Il Convento di St.Elie a Bouar

vetrate di St Elie

Via Crucis a Bozoum


Sem comentários:

Enviar um comentário