Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de junho de 2017

Refugiados e deslocados, casas e escolas

 


Refugiados e deslocados, casas e escolas                                  
Uma vez terminada a reunião da Cáritas, em Bangui, saí da capital no sábado pela manhã às5 horas, com o Vigário da Diocese, o Sacerdote Mirek.
Parei em Baoro, onde encontrei a Comunidade, e especialmente saudei o Pe. Lionello que nos próximos dias volta definitivamente (por agora) para Itália, depois de ter trabalhado na Missão durante 5 anos.
De tarde segui para Bouar, para chegar depois a Bozoum ao anoitecer, após de fazer quase 600 quilómetros.
No Domingo, dia 4, era a Festa de Pentecostes, na qual recordamos o DOM do Espírito Santo, que desceu sobre os Apóstolos, e os lançou nos caminhos do mundo para anunciar a Cristo
Segunda-Feira, pela manhã, voltei a Bouar, para me reunir com a Comunidade de Santo Elias e Yolé, para confirmar com eles, o trabalho de formação com os Jovens.
Por estes dias as notícias sobre a África-Central continuam preocupantes. Ontem pela, tarde, um grupo armado entrou em Ndim (a 170 quilómetros de Bozoum), e roubaram 100 vacas leiteiras, entre as quais se encontravam algumas que pertenciam à Comunidade das Irmãs…
Recebi uma mensagem oficial de ACR (Alto Comissariato de Refugiados) de 31 de Maio com estes números: 484.028 desalojados (técnicamente “refugiados internos”) e 503.600 refugiados fora do País… que fazem um total de 987.628 pessoas, numa população de quatro milhões. Uma quarta parte da População!!!
E para terminar, duas boas noticias.
Esta semana foi o exame do BC (que tem lugar depois do ensino secundário superior) e os alunos do nosso Líceu, San Agustín, tiveram um óptimo resultado; de 25 candidatos, 24 ficaram aprovados
Também terminamos as 14 primeiras casas para os pobres, construidas com a ajuda de Cordaid, a Cáritas da Holanda. Uma vez terminadas estas, seguiremos com outras 16/18 casas, que permitirão aos anciãos, viúvas e vítimas da Seleca e dos antibalaca, ter uma casa decente.











p.Lionello

Sem comentários:

Enviar um comentário