Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de junho de 2017

Quase a terminar a escola. 2






Quase a terminar a escola. 2
 Sábado 17 de junho  entregamos o boletim de notas aos alunos do  Liceu "San Agustín". Também este ano vamos poder premiar os melhores de cada classe com uma bolsa de estudo, que garante a inscrição gratuita para o próximo ano.
No Domingo encerramos o ano escolar na escola materna "Santa Marta", a escola de alfabetização e a escola elementar "Isidoro Bakanjia". É uma multidão de gente. Os alunos são quase 1.250 e, Além disso, estão também os pais, alguns muito orgulhosos do éxito dos seus filhos. Aos primeiros quinze alunos de cada uma das classes oferecemos uma planta de árvore de fruta, que irão plantar juntamente, com os seus pais, como recordação  e compromisso do fim deste ano escolar.
Treça-feira, os "grandes", os nossos alunos do Liceu "San Agustín" começaram os  exames escritos de maturidade. São desassete alunos, que estão muito emocionados. Os exames são somente escritos, e duram  quatro dias. As cópias mandar-se-ão depois para Bangui, onde serão corrigidas, e entre 3 ou 4 semanas comunicar-se-ão os resultados na rádio…
Mas, no Domingo, tivemos uma coisa muito bonita: O nosso Coro ganhou o primeiro prémio no Concurso organizado para os Coros da Diocese.
Quinta-feira fui para Bocaranga. A estrada sempre em mau estado, e com as chuvas ainda fica pior. Para percorrer 125 quilómetros, demora-se mais de 3 horas.
Em Bocaranga encontrei os Padres Capuchinhos e as Irmãs. A cidade tinha sofrido um ataque muito violento no dia 2 de Fevereiro, e há dificuldades para voltar à vida normal. Infelizmente há muita insegurança. A poucos quilómetros de distância encontram-se 200 homens armados, ex-Seleka. E apesar dos acordos assinados nestes dias, em Roma, há muito pouca esperança de que o cessar fogo seja efectivo.
Também em Bocaranga, com a ajuda de algumas Cáritas Europeias, em particular da Cordaid, temos mantido as escolas da Cidade, distribuindo material escolar para mais de 5000 alunos. Estamos construindo 400 bancos para as escolas, que distribuiremos no início do Ano escolar, e desde Março mantemos os Professores com uma pequena remuneração mensal.



c'è anche qualche bocciato...
pas admise...








Inizia la Maturità
commencement du BAC

Il ritorno della Corale
le retour de la Chorale



I banchi per le scuole
les table-bacs pour les écoles



Sem comentários:

Enviar um comentário