Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de agosto de 2017

Despedidas, Arroz e Cursos




P.Enrico


Despedidas, Arroz e Cursos

Viver numa Missão, em Bozoum, significa gente que vem e gente que se vai.
O grupo de doze jovens da ONG de Praga SIRIRI.ORG, que chegou Terça–feira dia 15 de Agosto, trabalhou muito. Entre quinta-feira 17, e sábado 19, todos puseram mãos à obra para preparar o grande  atelier de formação, juntamente com dez professores Centro-Africanos. Na manhã de Segunda-feira chegou o momento de começar o trabalho. Participaram 244 professores procedentes de Bozoum e das aldeias ao redor, mas também de outras cidades: Bangui, Bossemptele, Baoro, Bouar, Ndim e Ngaundaye. Todos estão muito contentes de aprender, e aprofundar, o novo método: Aprender Jogando, que muitos deles já aplicaram no curso anterior 2016-2017.
Foi bonito e impressionante ver os professores participando muito ativamente, ensaiando coisas novas, cantando, jogando: tudo se levará à prática em muitos colégios no próximo ano escolar. Domingo aproveitamos o dia para visitar, de tarde, los arrozais de Bozoum. Este ano estão especialmente grandes e cuidados, porque, entre outras coisas, muitos compreenderam que o arroz se pode vender, proporcionando assim uma importante ajuda à família.
Domingo pela manhã, na Missa das 8.30 hs. damos as boas-vindas ao Padre Matteo Pesce, recém chegado à Comunidade de Bozoum. Preside à Celebração o Padre Enrico Redaelli, que de seguida deixará Bozoum, depois de três anos de trabalho nas aldeias, e na Paróquia, especialmente com os jovens. É bonita a despedida, mas também um pouco triste.
A sua saída está programada para a madrugada de Quinta-feira 24 de Agosto. Mas chove… Pensamos sair mais tarde, no entanto continua chovendo a cântaros até ao meio-dia. Saímos às 13.30, mas aos 15 quilómetros um dos carros,em que viajavamos, avariou. Voltei Bozoum à procura de um mecânico que viesse reparar a avaria.
Entretanto, aproximam-se as 16.00hs. e é demasiado tarde para recomeçarmos a viagem, porque nos esperam 250 quilómetros de estrada em muito mau estado.
Voltamos a tentar na Sexta-feira, com saída às 5.30. Passamos Bossemptele, Baoro, Bouar, Ndim e Ngaundaye. Às 11 chegamos a Bouar. Toda a Comunidade de Santo Elías nos recibe com uma pequena ceremónia, simples e significativa. Vamos cantando até à Igreja da Comunidade. Aqui o Padre Enrico, novo Superior e responsável dos noviços, confia o ministério à intercessão dos Santos do Carmelo.
A Comunidade de Santo Elías, é uma Comunidade jovem, onde estão quatro Padres, três noviços, e mais sete jovens que vão começar o noviciado dentro de 15 dias, e três Postulantes, ou seja, jovens  que aspiram à vida religiosa. Muitos jovens, muita esperança. São eles o futuro do País, da Igreja, e do Carmelo na África-Central.


Le risaie di Bozoum
une des rizières de Bozoum

Il mercato di Bozoum
la marché de Bozoum

Formazione insegnanti







P.Enrico à St Elie


Sem comentários:

Enviar um comentário