Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de setembro de 2017

50 km por um galo





50 km por um galo
No Domingo pela tarde, quando entrava no Cartório paroquial, aproximou-se de mim uma criança, acompanhado da sua mãe. Terá entre 2 a 3 anos, caminhava orgulhosamente com um galo na mão (que era quase maior que ele). Não entendi se o queria vender, ou o que queria fazer, e então a Mãe interveio e explicou-me. Disse-me que já há alguns meses que ele queria ver o Pe. Aurelio, e fazia as suas birras se não o trouxesse. Então a Mãe aproveitou o facto do Pe. Norberto estar na aldeia (a 50 quilómetros) para Celebrar a Missa, e pediu-lhe boleia, para levá-los finalmente a Bozoum. E o Galo? É um pequeno sinal, mas um grande presente. Estou comovido.
Quanto à sessão de formação para os Professores, organizada pelos amigos de Praga da  ONG SIRIRI.ORG chegou ao fim. Os 244 Professores das Escolas elementares estão muito entusiasmados. Foi um grande trabalho (na cozinha, para organizar a comida para todos: para os Formadores –checos, franceses e centro-africanos–), Mas a satisfação é grande. Agora, trata-se de pôr em prática o método “aprender jogando”, que já está a ser praticado aqui em Bozoum, nas nossas escolas, desde já há alguns anos. O método insiste em cinco princípios pedagógicos, muito simples, e no desenvolvimento das crianças, a partir da escola do ensino básico. Além dos cinco princípios (demonstração – – aspecto práctico – reflexão – cooperação – evolução), há o ensinamento na língua nacional, o Sango, e o uso de desenhos (murais) para ajudar as crianças a expressar-se.
Começamos com este método há três anos, nas nossas escolas, e agora são muitas as escolas que o usam. Professores e Pais estão entusiasmados, porque vêem uma diferença enorme entre as crianças que vão a uma escola assim, e seus irmãos e irmãs que utilizam o velho sistema.
Também o Ministério da Educação está interessado. Quarta-feira, durante a manhã, encontrei o Ministro da Educação, que está muito interessado, e quer ver se é possível levar esta experiência a todas as escolas do País.
Segunda-feira acompanhei a Bangui os jovens de SIRIRI, que caminharam desde a manhã até à tarde. Para eles foi uma grande experiência ver o enorme interesse, dos mesmos Professores, durante os 6 dias de Formação.
Na Terça-feira voltei a Bozoum, onde o caminho da missão se cobre, pouco a pouco, de grandes ramos de orquídeas, como todos os anos.
Levei comigo o Alexis, o pintor. O ano passado tinha colaborado na pintura das imagens, da Igreja, e agora terminará as duas colunas laterais, do Tabernáculo  e a de São Miguel Arcanjo, patrono de Bozoum (e de Cuneo).


In cucuna
la cuisine


Fine formazione


Gli affreschi didattici
Les fresques didactiques




Compleanno di Vojtech
Anniversaire de Vojtech

Bangui


La pala di sant Michele
le tableau de St Michel



Sem comentários:

Enviar um comentário