Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Gente de passagem

Alba "on the road"


Gente de passagem
Apesar da insegurança, a distância e outras características que não são muito aconselháveis para uma localidade turística, em Bozoum há sempre gente de passagem.
Estas últimas semanas recebemos o Padre Marco Pesce, irmão gémeo do Padre Matteo, que nestes dias celebra o seu primeiro ano em Bozoum. O Pe. Marco trabalha em Arenzano, no nosso Seminário, e nesta ocasião pôde voltar a visitar a Missão e os Irmãos, partilhando connosco a beleza do trabalho Pastoral.
No Domingo, pela tarde, saí para Bangui, passando também desta vez por Bouar. A estrada é mais longa do que a que passa por Bossemptele (uns 600 kms. em vez de “só” 400); no entanto, não só é melhor, mas também permite-me visitar as Comunidades de Bouar (Yolé, St. Elias e Baoro).
Chego a Bangui na manhã de terça-feira, acompanhado por Maria Cottone, que em poucos dias voltará para Itália depois de visitar (e trabalhar com aguilha e fio) as nossas Missões.
Pela tarde vou à Nunciatura, a representação oficial da Santa Sé na República Centro-Africana. É a “Casa do Papa”. Os que vivem e trabalham nela, vivem e trabalham não só com o Estado, mas sobretudo ao serviço da Igreja Centro-Africana. Encontro-me com o Secretário, D. David Charters, Inglês, que depois de quase cinco anos voltará a New York e trabalhará para a Santa Sé junto da ONU. Veio também o seu sucessor D. Natale Albino, Italiano, recém chegado, e cheio de entusiasmo.
Terça-feira, ao fim da tarde, chegou um grande grupo de voluntários:  catorze pessoas da ONG SIRIRI de Praga. Na sua maioria vêm da República Checa, e alguns de França. Pegamos nas equipagens, ainda que em parte, as que contêm material para a formação, estejam bloqueadas na Alfandega Aduaneira. Esperamos poder recuperá-las dentro de dias, assim como esperamos não ter que pagar o material escolar que vem destinado para os nossos alunos. Trata-se do projeto “apender jogando”, já no seu quarto ano, com o que estamos revolucionando o ensino básico, com um enfoque mais participativo e o uso do idioma nacional, o Sango.
Depois de uma noite curta, às cinco horas da madrugada, de quarta-feira, saímos para Bozoum. Graças a Deus não choveu muito nestes últimos dias, pois a estrada entre Bossemptele e Bozoum, de 90 Kms. está muito má e frequentemente fechada por causa dos Camiões que ficam atolados na lama, e às vezes durantes vários dias. Apesar de dois furos, chegamos a Bozoum pelas 13 horas e podemos descansar na bela varanda.
Quinta-feira, pela manhã, começa a formação dos formadores: 26 professores que na próxima semana trabalharão juntamente com os voluntários da SIRIRI nas duas sessões de formação que terão lugar em Bozoum com 200 professores, e Bouar, com uns 60.
Bom trabalho.
p.Marco & p.Matteo
Maria e sr Anne Marie
don David Charters - don Natale Albino














Sem comentários:

Enviar um comentário