Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de agosto de 2018

Workin’Bozoum.2

orchidee a Bozoum

Workin’Bozoum.2
Apesar de que temporada das chuvas na África-Central estejam no auge, as actividades não param.
No sábado, 18 de agosto, concluiram-se as duas semanas de formação para raparigas e rapazes do nosso Liceu que acabaram de conseguir o bacharelato. Terminamos com uma manhã de reflexão sobre “Workin’Bozoum” e acerca das possibilidades de criar desenvolvimento, empresa e riqueza no sentido mais amplo do termo: não só dinheiro, mas também vida, trabalho, entusiasmo, criação, serviço…Os grupos fizeram uma rica análise do que existe, do que falta, tentando lançar umas ideias. Analizaram-se quatro sectores: trabalho, Caixa de Aforros, agricultura, iniciativa empresarial.
No Domingo, depois de Celebrar as duas Missas, pus-me em viagem para Bouar para acompanhar os quatros formadores da ONG Checa SIRIRI. Também em Bouar, pela primeira vez haverá uma sessão de formação para professores com o método “ Aprender jogando”.
Na segunda-feira, ao mesmo tempo, começamos a formação em Bouar (50 professores) e Bozoum (220 professores). É um trabalho complexo que necessita  muitas energias e empenho (e dineiro); mas as crianças das escolas que usam este método aprendem rápidamente a ler a escrever e a reflectir.
Enquanto a construção de duas salas de aulas para o nosso Liceu Santo Agostinho continuam. Terminamos os alicerces, e feito o pavimento; agora é levantar as paredes.
Quarta-feira voltei a Bouar para ver como prossegue a formação dos professores e visitei o nosso Seminário de Yolé.
Hoje despedi-me de Mario Mazzali. Depois de três meses de trabalho (de muito trabalho), volta à sua Família em Itália. É um trabalhador incansável, muito competente e muito perfeito em muitíssimas áreas: mecânica, canalização, electricidade, elctrónica, hedráulica. “Nem sempre nem nunca!” É um grande exemplo para todos nós.

Workin'Bozoum

apertura formazione a Bozoum
ouverture formation à Bozoum




 
formazione a Bouar
formation à Bouar

Mario Mazzali




le aule scolastiche in costruzione
les salles de classe en construction



Sem comentários:

Enviar um comentário