Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Baoro-Yaounde



Baoro-Yaounde
Na sexta-feira ao meio, 4 de janeiro, fui a Bouar e pela tarde a Baoro.
Precisamente hoje chegaram os “alunos” da escola dos catequistas: são uns dez homens adultos, com as suas famílias, que frequentarão a escola durante seis meses para serem “catequistas”: o catequista, na África, tem uma responsabilidade muito importante. Nas aldeias, onde o Sacerdote só pode ir algumas vezes durante o ano (por causa da distância e do número de aldeias), é o catequista que dirige a Comunidade, celebra os momentos de Oração e ensina o catecismo.
As dez famílias empenham-se, todas elas, na formação: os catequistas fazem uma série de cursos sobre a Palabra de Deus, sobre a direção da Pregação, e sobre os Sacramentos. As crianças vão à escola da cidade e as mulheres, por sua vez, ajudadas pela Irmã Biagina, e por outras mulheres, serão formadas no cuidado das crianças, da cozinha… (costura etc.)
No sábado, pela manhã, visitei duas obras: estamos construindo duas escolas elementares nas aldeias de Dayanga e de Dobere. É um trabalho duro, mas acreditamos na educação como “arma de construção de peso”.
Ao meio dia cheguei a Bangui, e no Domingo de manhã saí para os Camarões para visitar os nossos Irmãos de Hábito que lá trabalham e, em particular, dois estudantes de Teologia Centro-Africanos que ali foram acolhidos.
Viajei em avião para Douala, a Capital económica do País, e rápidamente segui em autocarro para a Capital, Yaundé. As estradas estão asfaltadas, não havia muito trânsito (hoje é Domingo) e em quase cinco horas chegamos, depois de uns 250 quilómetros
Além de visitar, e dialogar com os Irmãos, diverti-me também olhando, desde a janela, tendas e diversos comércios. Consegui igualmente comprar uma bonita cadeira de rodas para o nosso Gautier, um jovem dificiente de Bozoum, que ficará contentíssimo de recebê-la.
Quarta-feira,  às 3 da manhã saio do Convento, e o autocarro, que sai às 4, deixa-me perto do aeroporto de Douala, de onde saio para Bangui.
Esta é a semana das chegadas: terça-feira chegaram Ludmila Böhmová, Veronika Boháčová e Jiří Pasz, que vieram a Bozoum para o projeto “Aprender jogando”. Sexta-feira chegarão Paolo Silvestro e Giuseppe, que me ajudarão a preparar a festa agrícula (25-27 de janeiro), enquanto que no sábado chegará Enrique Massone, que vem a Bozoum para construir uma pequena Igreja na aldeia de Kpari.
Bom trabalho!

Famiglia alla scuola dei Catechisti a Baoro
une fmille de l'école des Catéchistes de Baoro

La scuola in costruzione a Dayanga
L'école en construction à Dayanga

I mattoni per la scuola, prima della cottura
les briques pour l'école, avant la cuisson

la scuola in costruzione a Dobere
l'école en construction à Dobere











Sem comentários:

Enviar um comentário