Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Entre Natal e Ano Novo



Entre Natal e Ano Novo
Depois do Natal, sábado 29, tivemos um grande presente: a Ordenação de Diácono do Frei Miguel.
Frei Miguel é o jovem Carmelita que fez a Profissão Solene no dia 8 de dezembro. E no sábado, 29, recebeu o Diaconado. O Diaconado é o primeiro grau para o Sacerdócio. Os Actos dos Apóstolos referem-nos que nos primeiros tempos, da Igreja, Pedro, Tiago e os demais Apóstolos, entenderam que era necessário escolher algumas pessoas para o "serviço" dos pobres. E deste modo elegeram alguns cristãos (entre os quais se encontrava Estevão) impuseram-lhes as Mãos (como consagração e efusão do Espírito Santo).
Frei Miguel terá como Missão anunciar a Palavra (é o Diácono quem lê Evangelho durante a Missa) e o serviço, em particular dos mais pobres. Dom Tonino Bello dizia que a Dalmática é o único vestido litúrgico usado por Jesus: “A Estola e a dalmática são o direito e o avesso da mesma veste sagrada: a Estola que faz Ministros do Evangelho, e a Dalmática que faz “lavar os pés do mundo. Na realidade, melhor ainda, são como a altura e largura do único pano de serviço; o serviço feito a Deus, e o serviço oferecido ao próximo”.
Assim pois, no sábado pela manhã, houve uma grande festa na nossa Comunidade do Carmelo de Bangui. Por isso acolhemos o Cardeal Nzapalainga, Arcebispo de Bangui. Com frequencia tem vindo ao Carmelo, quando havia milhares de refugiados, e observou com assombro a diferença, agora que já se foram embora.
A Liturgia Celebrou-se num dos nossos Claustros, sob alguns toldos, para poder acolher a toda a gente. Coro, Dançarinos, Acólitos, muitos Sacerdotes e jovens Carmelitas: Todos contribuíram para uma bonita Celebração, vibrante mas atenta, alegre mas ao mesmo tempo respeitosa do silêncio.
Depois da homilia, o Cardeal impôs as Mãos a Frei Miguel, e com a Oração da Consagração o ordenou Diácono. A Cerimónia durou cerca de horas e meia, que passaram rápidamente.
Mas é sábado, e tinha que voltar a Bozoum para a Celebração das Missas Dominicais. E, por isso, depois de comer rápidamente um pouco, tomei a estada para Bozoum: são 400 quilómetros, dos quais 250 estão em más condições. Saí de Bangui às 14h. e consegui chegar a Bozoum às 20,15h.
No Domingo, 30 de dezembro, Celebramos a Festa da Sagrada Família de Nazaré. É uma oportunidade para fazer memória desta grande realidade, e celebrar os aniversários de Matrimónio dos 3 aos 44 anos.
Segunda-feira, 31 de dezembro, Celebramos a Missa em ação de Graças pelo ano 2018, que estava prestes a terminar. A tarde e toda a noite estiveram animados pelo grito e os canto de repetição incessante de: “Feliz Ano Novo!”
E “Feliz Ano Novo” a todos vós!”
El lunes 31 de diciembre celebramos la misa como acción de gracias por el año 2018 que estaba a punto de acabar. La tarde y toda la noche estuvieron animados por el grito y los cantos de la repetición incesante del "¡Feliz año!".
Y "¡Feliz año" a todos vosotros!".












Anniversari di matrimonio
Anniversaires de mariage

Sem comentários:

Enviar um comentário