Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de julho de 2019

Às vezes, algumas coisas se conseguem.




Às vezes, algumas coisas se conseguem.
No fim da semana passada, depois de ir a Bouar, fui para o Norte, a Bocaranga. Ao longo da viagem parei em Bohong, onde a Comunidade local está construindo a escola média: fabricaram os tijolos e com algumas pequenas ajudas a construção continua em frente.
Sexta-feira estive em Koui, na zona dos rebeldes, para ajudar os professores da escola elementar. De uns sessenta professores, só um está formado, enquanto que os outros são todos voluntários.
A ajuda consiste em uma pequena contribuição mensal de 22 euros: é uma ajuda, mas é muito importante para animar a quem raramente recebe um salário. Precisamente nesta semana estamos encerrando um projeto similar, sustentado pela Cáritas alemã, na zona de Ngaoundaye. Os resultados são muito bons: no princípio do ano escolar os alunos eram 13. 345 e no fim do ano eram 16.745 (mais 25%).
Esta manhã, indo a controlar a obra da construção da sede da Rádio de Bozoum cruzei-me com duas máquinas e dois camiões, da empresa chinesa que está a sair de Bozoum. Nestas semanas o problema dos desastres ecológicos e económicos causados pelas empresas chinesas, que extraem o ouro, graças às denúncias deram a volta ao mundo, e a pressão do Parlamento e dos Médias praticamente obrigaram o Governo a fazer qualquer coisa.
Ainda não é uma vitória definitiva, mas é um pequeno passo. Agora trata-se de ver se o perigo foi evitado, ou se aproveita as chuvas para passar umas férias, e recomeçar as obras dentro de alguns meses. Mas, graças sobretudo às pessoas de Bozoum, controlaremos e tentaremos continuar denunciando estes crimes.
Hoje pela tarde fui Kounde, a 34 quilómetros na estrada para Bouar, para ver a ponte danificada já há dez dias. Infelizmente o prejuízo é muito grande, e serviremo-nos das máquinas para substituir a vigas e reparar a ponte. Veremos!




Bohong

Koui






Nathalie e Sr Annita.
Nathalie et st Annita






Sem comentários:

Enviar um comentário