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Uma teia de aranha, um Arco-íris e as
orquídeas.
Na segunda-feira, de manhã, indo às escolas, vi uma teia de aranha: uma
maravilha de inteligência, uma mistura de química, física e muito mais!
Ia para ver como está correndo o curso de formação dos professores, segundo
o projeto “aprender jogando”. Um projeto concebido na República Checa, que os
amigos da ONG SIRIRI está levando a cabo nos últimos cinco anos. É um método
pedagógico desenvolvido para os alunos da escola primária, e tentar, com
coragem, mudar uma situação bastante difícil: as crianças aprendem de memória o
pouco podem, sem que os professores façam grandes esforços para ajudá-los a
compreender e desenvolver um método lógico que os ajudem na aprendizagem. Além
disso, as aulas dão-se em francês, um idioma que as crianças não conhecem nem
utilizam na vida quotidiana, aumentando assim as dificuldades.
Este método trata de ajudar as crianças a aprender divertindo-se,
empregando o idioma nacional, (o Sango). Um idioma mais simples, que se usa na
vida quotidiana.
Graças a este método, as crianças aprendem a ler e escrever já nos
primeiros meses de escola. É muito diferente do método tradicional, onde as
crianças depois de dois ou três anos podem balbuciar, sem grandes dificuldades,
um pouco de francês sem entender verdadeiramente as sua regras e mecanismos.
Estes dias um grupo de voluntários procedentes da República Checa, e
França, está formando mais de 250 professores, (160 aqui em Bozoum e 90 em
Bouar). A formação está a cargo sobretudo dos professores Centro-Africanos,
assessorados pelos voluntários procedentes da República Checa.
Esta é a razão pela qual a teia de aranha me chamou atenção: com calma,
método e paciência na educação da República Centro- Africana está-se dando uma
pequena revolução.
O arco-íris de ontem, (um arco-íris duplo), nos recorda a paz, que tem
entre seus fundamentos a escola e o ensino. E para rematar tudo, nestes dias
florescem as orquídeas nos mangos da Missão
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