Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de agosto de 2019

Trabalho e festas






Trabalho e festas
Agosto e chuvas!
Na República Centro-Africana, o mês de agosto coincide com o auge das chuvas. E este ano não foi diferente.
A semana passada, como Cáritas distribuímos utensílios domésticos às famílias (baldes detergentes, etc.) para 400 famílias de Bozoum. Dentro do mesmo projeto, com a ajuda da Misereor (Cáritas alemã) e da Cordaid (Cáritas holandesa), proporcionamos camas, colchões e utensílios de cozinha a 38 famílias em situação de grande pobreza. Com a ajuda da Federação Luterana Mundial estamos construindo 11 casas para outras tantas famílias.
No Domingo, depois de celebrar duas Missas parti para Bangui com o objetivo principal de participar em reuniões com o nosso Provincial, padre Saverio, que está de passagem pela República Centro-Africana. Juntamo-nos com os outros Carmelitas que trabalham nas Comunidades de Baoro, Bouar (Yolé e Santo Elias), Bozoum e Bangui.
Na tarde de terça-feira, chegaram 12 pessoas da SIRIRI, a ONG de Praga, que ficarão no nosso País durante 2 semanas para a formação dos professores sobre o método “aprender jogando”. Uns vieram da República Checa, outros de França.
Com eles saímos na manhã de quarta-feira para Bozoum.
E chegamos hoje, dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora.
Como de costume, celebramos a Missa em Doussa, uma cidade a 4 Km de Bozoum, na margem do rio Ouham, a poucas centenas de metros dos estabelecimentos das empresas chinesas que exploram o ouro. Alguns Cristãos das cidades vizinhas também estão connosco.
Infelizmente apesar da publicação das análises da água do rio, que detetou uma presença preocupante de mercúrio, NINGUÉM se moveu, NINGUÉM se preocupou por informar a população sobre os riscos do contacto com a água e do seu uso, NINGUÉM reagiu!
Depois de terminar a Missa, fizemos uma pequena peregrinação até à ponte sobre o rio Ouham, construída, em 1943, pelos militares italianos, que foram presos, na Etiópia, pelos ingleses.
Levamos uma Imagem de Nossa Senhora. Graças à nossa fé simples, sabemos que quando NINGUÉM nos escuta, na terra, é Ela, a Mãe, a que não se esquece dos seus filhos mais débeis e abandonados.
Chegados à ponte, confiamos a Ela, e ao Seu Filho, os homens que sofrem e estão em perigo, e toda a criação que nos confiou, a água que corre no rio, e etc. …



Distribuzioni
Distributions

Concelebrazione della Messa al Carmel con p.Saverio
Concélébration au Carmel avec le p.Saverio


Messa a Doussa
Messe à Doussa




Benedizione del fiume Ouham
Bénédiction du fleuve Ouham

Formazione dei formatori
Formation des formmateurs

Sem comentários:

Enviar um comentário