Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Alegrias, alegrias e dor




Alegrias, alegrias e dor
Setembro é um mês rico (e só estamos a meados de setembro).
A semana passada estive em Bouar, onde os nossos jovens Carmelitas viveram momentos muito intensos. Depois de uma semana de silêncio e oração, na sexta-feira pela tarde, seis jovens começaram o noviciado (que marca a entrada na Ordem do Carmelo). São 2 Centro-Africanos (Michel y Jephté), e 4 Camarunezes (Laurent, Armel, Evrard y Péguy).
No dia seguinte, pela manhã, durante a Oração de Laudes, às 6,30, 9 jovens estudantes renovaram o seu compromisso de viver os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência.
Pouco depois, às 9,00h., começamos a Missa, durante a qual 3 jovens (Maixent, Gérard y Michaël Marie) terminaram o ano de Noviciado, e prometeram viver os três Votos.
São momentos belos, cheios de Graça. O ‘Caminho’ é muito longo, mas ver jovens a lançar-se neste ‘Caminho’, enche-nos de alegria e esperança. Eles são o futuro da Igreja e do Carmelo na África-Central.
Ao princípio da tarde retomo a viagem, junto com a Marta Gallione, uma jovem de Turim que viverá durante um mês na África-Central. Pela tarde já estava em Bozoum e, no Domingo pela manhã, inauguramos o começo das atividades pastorais.
Entre segunda e terça-feira reabrimos as escolas: entre o Jardim-de-Infância, a escola  Elementar, as Médias e o Liceu, são mais de 1.500 as crianças que todos os dias frequentam a escola da Missão. É uma festa ver os seus sorrisos e a alegria de voltar a começar a escola.
Quarta-feira, infelizmente, me chegou uma má notícia: o rio Ouham tinha transbordado e inundado uma parte dos arrozais. Pela tarde fui ver, e o espetáculo é desolador: pelo menos 6-8 hectares (um terço do terreno) está coberto de água, e a produção e recolha estão comprometidas. Meses de trabalho, de duro trabalho, que se vêem assim, destruídos pela força da natureza e pela estupidez humana.
É a primeira vez em 25 anos, a esta parte, que sucede uma coisa parecida. Não é uma estação das chuvas particularmente abundante. Muito provavelmente a inundação é causada, em grande parte, pelos trabalhos da extração do ouro pelas empresas chinesas.
Não agrada ver que a atividade de alguém causa a ruína de dezenas de Famílias. Por desgraça, apesar das denúncias, apesar das investigações, apesar da presença do mercúrio na água, por parte das empresas e por parte do Governo, não houve nenhuma reação para tentar limitar os danos.
Alegrias, alegrias e dor….


I 6 nuovi novizi con igli altri giovani in cammino
les 6 nouveaux novces


Prima Professione di Mexant, Gerard e Michael









Riso
Riz

Marat Gallione

Sem comentários:

Enviar um comentário