Número total de visualizações de páginas

sábado, 7 de setembro de 2019

Professores em formação. 3




Professores em formação. 3
Já está próxima a abertura do ano escolar e neste período também se concentra o esforço de ajudar os professores a aprofundar a sua preparação.
Os professores que são em sua grande (grandíssima) maioria os "maitres parents":  voluntários que se puseram à disposição da aldeia como professores, ainda que o não sejam oficialmente. Jovens e adultos com um nível escolar não muito elevado (nível à volta do terceiro nível). Justamente nestes dias preparei uma estatística, e na Prefeitura de Bozoum, sobre 354 escolas os professores “maitres parents” são mais de 1’85%. Com uma média de 100 alunos por professor.
Por isso é fundamental proporcionar aos professores os instrumentos pedagógicos para ensinar o melhor possível. E depois da formação com os amigos da SIRIRI, desde a segunda-feira outros 100 professores trabalham em Bozoum, graças a um financiamento da UNICEF.
Quarta-feira, pela tarde, saí para Bouar. Parei no Quilómetro 14 na aldeia de Bokongo, onde temos a intensão de construir uma Igrejinha. Em 2011 tínhamos construído a escola, e este é o momento de dar um passo em frente. Na aldeia, há ma pequena Capela de terra e palha, e graças à ajuda de um amigo, um Sacerdote Italiano, construiremos uma Capelinha de 15 metros por 7.
Depois de ter escolhido o lugar, e tirado as medidas, continuei a viagem. Mas chovia. Chovia. Chovia. As estradas, já estão em muito más condições, não aguentam a chuva nem os muitos camiões que passam em fila. Chegados a Bauro (a 175 quilómetros de Bozoum) tivemos que parar: a estrada estava bloqueada por camiões atolados. Passamos a noite na nossa Missão, junto a (muitos) outros viajantes: um Padre Capuchinho e duas Irmãs, e nós (éramos 5) e, ainda sendo de noite, chegaram outros Padres de Bouar com os Noviços… Nos apertamos, e houve cama e mesa para todos.


Apertura della formazione degli insegnanti
Ouverture de la formation des enseignants


P.Matteo a Bokongo





Strade...
Routes...


Sem comentários:

Enviar um comentário