Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Leite e Cinzas




Leite e Cinzas
E… Depois de sete anos, o leite voltou finalmente a Bozoum.
Aqui na África-Central há uma etnia, os Peul, composta essencialmente por pastores nómadas. Originários da Nigéria, deslocam-se de Norte a Sul com as vacas, em busca de pastos.
Muitas famílias já estavam estabilizadas, e também á volta de Bozoum havia muitas outras famílias. Duas ou três vezes por semana traziam-nos leite fresco. Enquanto o gado pertence aos homens, os produtos do leite (e da transformação em manteiga ou yogurt) é prerrogativa das mulheres.
Infelizmente, com a guerra, quase todos os Peul, da zona, se foram embora. Mas na sexta-feira passada tive a grande surpresa de voltar a ver, aqui na Missão, algumas mulheres que tinham vindo para vender o leite. É um sinal, pequeno mas muito bonito, de que a situação, lentamente, está melhorando.
No Domingo fizemos a festa dos escuteiros, um bonito movimento muito ativo na África-Central: no fim da Missa nove jovens fizeram publicamente as suas promessas.
Segunda-feira fui para Bouar, para subir, na terça-feira, para Bocaranga. Estive juntamente com o P. Mateo, e juntos visitámos os nossos três catequistas que estão a frequentar o primeiro ano de formação na Escola dos Catequistas, dirigida pelos PP. Capuchinos, juntamente com outras quinze famílias.
O catequista é uma figura essencial na Igreja africana: é ele, nos bairros e nas aldeias     quem dirige a oração, explica o catecismo, e acompanha a Comunidade cristã. Nas aldeias, onde o Sacerdote consegue apenas chegar duas ou três vezes ao ano, é ele, o catequista, quem está presente, juntamente com a sua família.
Aqui em Bocaranga, enquanto pela manhã os catequistas seguem os cursos sobre os sacramentos, a Palavra de Deus, a história da Igreja, as mulheres estão-se formando na alfabetização, puericultura, costura e culinária…
Na quarta-feira começámos o caminho da Quaresma com a imposição das Cinzas: um sinal que nos recorda o frágil e débil que somos, e pecadores. Mas um sinal que nos prepara a deixar-nos envolver, como escreve o Papa Francisco, "pelos braços abertos de Cristo na cruz", que nos chama a apoiar-nos e a crer na sua Misericórdia, que nos livra de todo o pecado.
Santa Quaresma!



Peul - Mbororo



Scuola dei Catechisti - Bocaranga
Ecole des Catéchistes de Bocaranga





Bozoum-Bocaranga




Sem comentários:

Enviar um comentário