Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de setembro de 2020

Começos

 

 

Começos

 Sábado 12 de setembro é um grande dia para o pequena aldeia de Bokongo, a 15 quilómetros de Bozoum, no caminho de Bangui. Hoje inauguramos a nova capela, e é uma grande festa para todos.

Enquanto nos preparamos para a Missa, vejo entre as pessoas alguns rostos desconhecidos e novos, pessoas que vieram das aldeias vizinhas. Há também Pastores de outras igrejas protestantes e muitos outros.

O P. Mateo benzeu a capela do lado de fora, e depois entramos todos juntos em procissão. É bonito ver este espaço cheio de gente que reza, canta, dança e celebra com alegria a graça de Deus.

As pessoas estão muito contentes. Viemos com algumas pessoas de Bozoum (catequistas, coro, pedreiros e carpinteiros). E hoje há duas procissões no Ofertório. A primeira é para a comunidade de Bokongo, e a segunda para os pobres de Bozoum e da aldeia. E neste ponto vemos com surpresa, que entretanto também o Peul, (pastores nómadas), veio. São muçulmanos e quiseram dar também um pequeno sinal de gratidão.

Depois da Missa, há um clima de festa: enquanto as pessoas dançam, e se encontram, algumas mães acabam de preparar o almoço para os convidados, catequistas, pedreiros...

Um dia depois, Domingo 13 de setembro, celebramos na paróquia o início do ano pastoral. Depois de uma paragem das atividades, por causa do coronavirus, é o momento (com cautela) de retomar a catequese e as atividades dos movimentos.

Também eles se apresentam hoje com dons para os pobres e para os órfãos da paróquia. Em Bozoum as pessoas são muito generosas!

Segunda-feira desço Bangui com alguns Confrades: nestes dias o nosso Superior Provincial, P. Javier, veio visitar-nos. Estamos no início do triénio, é o momento de mudanças para novos destinos para muitos de nós. Nestes dias encontramo-nos e procuramos ver o que é melhor para responder às necessidades das pessoas, e da Igreja na África-Central, e sobretudo, para compreender qual é a vontade de Deus.


P.Matteo










Bozoum




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário