Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de dezembro de 2020

De volta a casa

 

 

De volta a casa

Depois de quase três semanas em Baoro, "tive" que ir a Bozoum por uns dias por um motivo particular: o início do ministério pastoral do novo pároco P. Marco Poggi.

Cheguei a Bozoum a 4 de dezembro, vigília do 1° de dezembro… quer dizer: o 1° de dezembro é o dia da Festa Nacional. Mas, desde há alguns anos, com frequência se celebram uns dias depois, em função dos estados de ânimo das autoridades locais E assim em Bozoum como em outras cidades, as celebrações foram propostas para o dia 5 de dezembro.

Assim pude assistir ao desfile da festa, na qual participavam as diversas escolas, algumas igrejas, e diferentes atividades comerciais e associações. Para as crianças e adultos é um momento importante e festivo. Também para mim foi muito bonito ver a alegria de pessoas ao voltar a ver-me.

No domingo 6 de dezembro é, ao contrário, o dia do início do trabalho do novo, Pároco. Marco Poggi, de Costa Vescovato (Alessandria) é jovem, mas já tem uns anos de experiência trabalho alguns anos como retor do Seminário de Yolé, em Bouar. Foi o Bispo de Bouar, Monseñor Mirek Gucwa, quem presidiu à Missa. Depois da homilia, o Sr Bispo acompanhou o novo pároco á sede onde presidirá à Eucaristia, e á Pia Batismal onde se administrará os batismos, ao confessionário onde se recebe o perdão de Deus, ao campanário, desde onde se toca o sino para chamar o povo para a oração, finalmente, abre-se a Igreja, como sinal de responsabilidade que lhe foi confiada.

A Missa foi muito participada estou contento de que tudo tenha corrido bem, sem os problemas habituais com a troca para um outro para pároco.

Depois da Missa comemos com os convidados vindos de outras   Comunidades,mas também com os catequistas e os responsáveis da paroquia, e com os pobres da cidade.

No dia seguinte, segunda-feira 7 de dezembro, Bozoum recebeu por fim a visita do Presidente da República. É a primeira vez, em cinco anos, que vem a Bozoum. Teve que se esperar muito, também porque os problemas de Bozoum são muitos  (estradas financiadas e nunca terminadas, hospitais  sem serviços,  sem pessoal  ambulâncias, o problema da destruição ambiental e moral, causada pelas empresas chinesas com o ouro de Bozoum, convertido já em Bozoum-gate).

O Presidente fez um bonito discurso, enumerando as muitas realizações feitas, e  prometeu maior atenção por parte do Governo.

Ás primeiras horas da tarde voltei a casa. A Baoro.












P.Marco Poggi con il Vescovo di Bouar
Le p.Marco Poggi avec l'eveque de Bouar





Aspettando l'arrivo del Presidente
En attendant l'arrivé du Président





 

Sem comentários:

Enviar um comentário