Le cascate di Boali Les chutes de Boali |
Desperta
No domingo celebrei a Missa na aldeia Bawi, na estrada de Bangui, a 36 quilómetros de Baoro. É o primeiro dia do Advento, o tempo litúrgico que nos prepara para o Natal. A Palavra de Deus deste domingo está centrada toda nesta palavra “vigiai”. É uma chamada urgente, porque Deus que vem e se faz homem, não é uma brincadeira. Infelizmente com frequência estamos distraídos, como adormecidos e precisamente enquanto toda a nossa vida durante este tempo está cheia de surpresas.
Depois da Missa fui para Bangui, com Luisina e Mario, que nos deixam depois de ter passado junto de nós três meses de trabalho voluntário. Luisina pedala durante todo o dia com a máquina de coser, enquanto Mario soluciona e arranja as várias instalações elétricas e não elétricas, obrigado.
Ao longo da estrada paramos para visitar as esplêndidas cascadas de Boali, uma maravilha da natureza, a 90 quilómetros da Capital. Aqui esteve a primeira central eléctrica do país.
Em Bangui, enquanto Mario e Luisina se preparam para partir, dedico-me à preparação dos trabalhos para o novo convento que vamos construir. Com a Comunidade encontramos a empresa que deverá realizar os trabalhos, porque queremos começar brevemente (se for possível em janeiro fevereiro de 2021).
Aqui em Bangui, na nossa Comunidade, encontro uma boa notícia: Por fim abriu a Escola Agrícola, que acolhe, neste primeiro ano, os primeiros 25 alunos.
Segunda-feira 1° de dezembro é a festa nacional por excelência. Faz 62 anos, em 1958, que a colónia se tornou em República Centro-Africana (a Independência chegaria dois anos depois, a 13 de agosto de 1960) . É uma festa muito importante, com desfiles e diversos acontecimentos. Dentro de menos de um mês, a 27 de dezembro, serão as eleições para o Presidente e para o Parlamento a tensão é muito altaBawi |
Luigina e Mario |
I primi studenti della Scuola di Agricoltura del Carmel - Bangui Les premiers étudiants de l'Ecole Agricole - Carmel |
Ecole dAgricole du Carmel - Bangui |
Festa Nazionale Fete nationale |
Sem comentários:
Enviar um comentário