Appena nato Nouveau né |
Alegrias e dores
Um pouco depois de voltar, à África-Central, tive que enfrentar algumas dificuldades, mas tive também algumas alegrias.
A situação COVID, que não tinha afetado muito o país, está-se agravando. Em poucos dias, foram declarados algumas centenas de novos casos, que chegaram ao total de 5.787 pessoas afetadas desde março 2021. São números baixos, mas o aumento está-se tronando preocupante.
Em Baoro, nestes dias, estou acompanhando o Pe. David, da nossa Procuradoria das Missões de Arenzano, para visitar as escolas das aldeias. Temo-nos dedicado a atualizar as Fotos para adoções à distância, que nos permitam manter as nove escolas de Baoro, onde, 1.700 crianças recebem uma educação saudável, sólida e serena.
Na segunda-feira, fui para Bozoum, onde a situação é bastante dificultosa, pois algumas aldeias e arredores converteram-se como base para grupos rebeldes. E por isso quase mil pessoas abandonaram as aldeias para fugir para Bozoum. Alguns são acolhidos na paróquia, outros por familiares ou amigos. E, como Cáritas, estamos organizando a distribuição de alimentos e de medicamentos.
Em Bozoum saudei as crianças e jovens das nossas escolas básicas, e das médias e do Liceu Sant Agostinho.
É sempre agradável voltar a encontra-los, e deixar espaço para a esperança que cresce com eles. A Bozoum levei saudações, mas também a ajuda para as bolsas de estudo para os alunos e alunas, graças aos muitos amigos de Cuneo, e de seus arredores.
Terça-feira de manhã, muito cedo, desço a Bangui, onde encontro o Giovanni Grossi Bianchi, arquiteto de Génova. Está aqui, porque nas próximas semanas, depois de anos de discussões e trabalho, começaremos uma grande obra para construir o novo Convento do Carmelo.
Amanhã, sábado, volto a Baoro, para outros trabalhos e outras aventuras.
Rifugiati a Bogala Les déplacés à Bogala |
pont de Kounde |
Stagione dei mangi La saison des mangues |
St Augustin, Bozoum |
P.Davide |
Sul sito del nuovo convento di Bangui Sur le site du nouveau couvent du Carmel à Bangui |
Sem comentários:
Enviar um comentário