Feliz Páscoa da Ressurreição! Apesar de tudo. E por causa de tudo.
Aqui estou de novo convosco, depois de algumas semanas de silêncio.
Cheguei a 25 de fevereiro à Itália, passei as duas primeiras semanas em quarenta, como mandam as leis, neste tempo de pandemia.
Terminada a quarentena, pude celebrar a Missa por alma minha mãe, no sábado 13 de março, juntamente com a minha família, alguns parentes e amigos.
Não pude movimentar-me, por causa da pandemia. E na próxima semana, segunda-feira de Páscoa, parto para a África-Central.
Em Itália, o clima caminha para a primavera, embora complicada pelo Covid, que continua afetando muitas pessoas.
A situação é difícil, e são muitas as dificuldades: os doentes e os saudáveis, os idosos e os jovens, as famílias e as crianças. A economia está gravemente afetada, e os encontros estão sendo raros e muito difíceis.
Há muito medo pelo presente, mas também pelo futuro.
Mas há esperança, mesmo que pequena, e um pouco vacilante.
Existe o risco de ver os outros como um perigo
Mas há também a necessidade de afeto, de abraçar e de ajudar os outros.
Com frequência, o medo da morte é concreto e próximo.
Mas para muitos existe a fé. E, por isso, existe o ressurgir do sentido da vida, e de muitas coisas, pequenas e grandes, que dela fazem parte. E frequentemente disso nos esquecemos quando as coisas correm bem.
E nisto, precisamente nestes dias, se insere o grande Acontecimento da Páscoa: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. Um convite à Memória que, apesar de tudo, a Vida é um Dom. E que tudo, também as dificuldades, as tragédias, as dúvidas e os medos, fazem parte do caminho que nos aproxima de Deus, e da verdadeira Vida.
Feliz Páscoa da Ressurreição!
Bocca di Magra |
Loano |
Sem comentários:
Enviar um comentário