Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de julho de 2021

Quase conetados novamente!

 

 

 

Battesimi a Bawi
Baptèmes à Bawi

Quase conetados novamente!

A conexão finalmente está de volta, embora um pouco esporádica, geralmente lenta, e bastante cara.

No entanto o trabalho continua apesar de alguns percalços. .

Continuam as celebrações dos batismos nas aldeias. Depois de ter ido às aldeias mais distantes, estou agora ocupado, com as que estão mais perto. No domingo dia 11 estava em Dobere, onde celebrei nove batizados, e vinte novos catecúmenos começaram o caminho de preparação para o batismo. Aí celebrei, com alguma dificuldade, porque tive um ataque de malaria. Mas consegui terminar a celebração e sobretudo, viver com a pequena Comunidade da aldeia o Dom dos novos cristãos.

E chegamos assim ao fim de mais um ano letivo, embora um pouco lentamente, encerramos as atividades nas nove escolas das aldeias. Desde a segunda-feira até hoje, quinta-feira, tenho ido de escola em escola para assistir às pequenas cerimónias do fim do ano: algum discurso alguma poesia e alguma representação, e a entrega das notas.

Gosto de viver estes momentos com os professores, os pais e as crianças. Gosto de ver a fantasia dos professores, que compõem as poesias, os cânticos e pequenas brincadeiras que depois as crianças realizam. Gosto de ver, e com muita alegria e orgulho as caras das crianças quando recebem as qualificações (e sabem que foram aprovados). E gosto e me impressiona sempre ver o orgulho e a alegria dos pais que vão abraçar os seus próprios filhos, dando-lhe uma bolacha, ou simples um abraço.  

Es un momento difícil para todos. Este ano, por causa do medo da guerra, da covid e das eleições, o número dos alunos das nossas escolas diminuiu muitíssimo : de 1.800 alunos ao princípio do ano escolar 2019-20, passamos de 750 em junho de 2021.Mais de mil alunos não foram este ano à escola.

Tudo isto requer um grande esforço para acompanhar a todos no regresso à escola, já em setembro. Todos estamos trabalhando: pais, crianças, professores.

Coragem!

 


 


Pate Bonambolo

Dobere

Dayanga





Kouisso Baguera

 


Sem comentários:

Enviar um comentário