Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Bendita feira!

 

 

Suzanne
 

Bendita feira!

 

Também este ano, apesar de tudo, conseguimos organizar a Feira Agrícola de Bozoum. É a 17 Feira desde 2004 até hoje

O ano passado, por causa da guerra, não pudemos fazê-la. E este ano, as dificuldades continuam. As zonas de Bocaranga, Ndim e Ngaudaye são teatros de combates de rebeldes: os mercenários russos e militares centro-africanos impedem a população de ir aos campos: em algumas estradas há minas e uma ponte muito comprida entre Bocaranga e Bozoum está destruída, impedindo quase a passagem, e obrigando os camionistas a passar por Bouar (enfrentando muitos riscos), e ter que fazer mais 150 quilómetros. E como se isto não fosse bastante puseram, postos, como de costume, e também diferentes barreiras de militares e polícia, para bloquear os camionistas, exigindo dinheiro para os deixar passar.

Os perigos e o custo dos transportes (mais que duplicaram) e assim o número de camiões de transportes reduziu muito. Especialmente os que veem de longe

Mas… quando na sexta-feira 28 de janeiro abrimos a Feira com o desfile das cooperativas, vimos rostos cheio de alegria e de orgulho de muitas mulheres e homens,que vieram de Bozoum, e de aldeias de perto e de longe.

 Estavam presentes 160 cooperativas, um record na história das Feiras. E expuseram nos standes que tínhamos preparado para toda a espécie de produtos: desde mangas de Bocaranga, a feijões de cor, café, amendoins, arroz, milho sésamo, saladas, tomates... e muitos mais produtos agrícolos.

Três dias de Feira, e todo a gente de Bozoum presente no mesmo lugar: uns compram, outros vendem e além de mais, restaurantes, mercado, vendedores de roupas, bebidas, comida, etc. Uma festa para toda a cidade.

Sexta-feira de tarde visitámos 24 hortas: além do espetáculo de limpeza, beleza, precisão e cores. São muitas as mulheres que fazem e cuidam das hortas, este ano havia também uma horta magnífica de una jovem de 16 anos, que veio pela terceira vez à Feira. Sinal de que a terra e o trabalho agrícola é interessante.

Organizar uma Feira é um trabalho muito difícil. É o pessoal da Cáritas, que trabalha a desde há anos. Também os alunos do nosso Liceu Santo Agostinho, este ano fizeram um trabalho genial no acolhimento, também ajudaram os expositores nos contratos, nas vendas, nos preços e no cálculo das vendas realizadas, que venderam. E o resultado foi 90 mil euros. Uma soma enorme, que reverte para as cooperativas e para a cidade de Bozoum e toda a região.

Estava presente também o S. Bispo de Bouar, que abriu e a benzeu a Feira. A nossa Associação "Amizade Missionária" de Arenzano ajudou economicamente o projeto

A única falta... a ausência de representantes do Governo e dos principais organismos (FAO e ONG

Mas de qualquer modo foi um grande Feira.

 

 

 


Gli alunni del nostro Liceo St. Augustin
Les élèves de notre Lycée st Augustin

La sfilata d'apertura
Le defilé de l'ouverture







Gli orti
Les jardins potagers




Premiazioni
Remise des Prix

Premiazioni
Remise des Prix

Il vescovo di Bouar
L?eveque de Bouar





Premiazioni
Remise des Prix
 


 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário