Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Marchas, visitas, etc.

 

 

 

Marchas, visitas, etc.

 

Na passada Sexta-feira acompanhei ao aeroperto a minha irmã, Marisa, o seu marido Flavio  e  Paolo.

Marisa e Flavio estiveram comigo dois  meses, e juntos  compartilhamos a vida da  missão com as suas alegrias e as suas dificultades. Paolo juntou-se a eles nas três últimas semana,  com ele e  com os demás pudemos viver a Feira de Bozoyum.

Andar de um lado para o outro é sempre um momento difícil, também para quem faz disto uma vida, como o  missionárioro. Mas é uma  passagem obrigatória,  a amizade e o relacionamento encurtam os quilómetros e as distâncias.

Voltei pela manhã a Baoro, e de tarde fui até Bouar, para visitar a Feira Agrícola da- qui. Que começou a realizar-se em 2010 pela Cáritas, e agora continua graças a uma Associação de mulheres e à ajuda de uma organização italiana, Jiango Be África.

No domingo fui a celebrar a missa a Samba Bougoulou, a 38 quilómetros de Baoro. Dou conta que havia  pouca gente, e muito medo. Acabei por descobrir que os militares presentes na aldeia vizinha obrigaram a população a ficar em casa e a construir uma casa para eles. E não só: um dia antes, os militares espancaram dez jovens.

Depois da missa, fui a visitar os jovens espancados, e eles contaram-me o que se tinha passado. Entretanto encontrei-me, com os militares, e tentei fazê-los entender que não podem tratar dessa maneria a população.Terão entendido?

Nestos dias realizamos algumas reparações na casa, e começamos algumas obras á algumas semanas, na casa Ata (avó), Abigaellle e Patrick queimaram-se . A avó agora cuidada dos dois e dos outros irmãos mais velhos, depois da morte dos seus pais.

Justamente nestes dias recebi algum dinheiro de "Cuneo Volley", a equipa de voleibol masculino (que à manhã pela tarde jogará a final da Copa da Itália). É um dos casos raros em que a Cáritas de Bouar é patrocinada (e  patrocinadora ao contrario... no sentido de que todos os anos Cuneo Volley devolve una ajuda para a construção de casas para os pobres).

Ontem acompanhei-os com o pedreiro para ver como reconstrui-las.

Obrigado!





Bangui

Fieda di Bouar
Foire de Bouar


Vittime delle violenze dei militari a Samba Bougoulou
Les victimes des violences des militaires



Abigaelle, Patrick e la nonna


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário