Número total de visualizações de páginas

domingo, 1 de maio de 2022

A "Conferência": reunião das aldeias em Bayanga Didi

 

 

 

 

 

A "Conferência": reunião das aldeias em Bayanga Didi

As comunidades cristãs destas aldeias são, em geral, muito pobres (como as outras aldeias por toda parte). Uma das preocupações dos missionários era e é, precisamente a de ajudar as pequenas igrejas das aldeias a administra-se a si mesmas, e a ter um mínimo de meios que lhes permita viver, ajudar os pobres, e sustentar o catequista que os acompanha e dirige.

Mas é muito difícil, especialmente nestas zonas onde circula pouco dinheiro, e onde os serviços (escola, sanidade) são inexistentes e/ muito caros.

E deste modo os cristãos inventaram uma fórmula curiosa de autofinanciamento, que une o útil (à formação) e à alegria (do encontrarem-se juntos em festa).

Quinta-feira 21 de abril pude sair de Bangui, um pouco doente por causa de ter caído na obra… Cheguei pela tarde a Baoro, e tive um pouco de tempo para me preparar e voltar a Bayanga Didi no dia seguinte

Na sexta-feira pela manhã saí às 5'30 horas. Havia, estranhamente, um pouco de neblina, e nada de tráfico (nenhum camião, carro, nenhuma moto e só vi um macaco).

Cheguei a Bayanga Didi pelas 9,horas depois de 80 quilómetros de estrada. Encontrei tudo preparado: os cristãos de 10 aldeias mais ou menos vizinhas (entre os 5 e 30 quilómetros), tinham chegado à primeira hora, a pé. São muito numerosos: mais de 300, e também a comunidade de Bayanga Didi. Os participantes deram uma pequena contribuição, que servirá para pagar os gastos com a comida e os vários serviços (higiene, sabão, amplificação).

E começámos imediatamente. Pela manhã fizemos a apresentação das várias aldeias, acompanhada pelos coros (que cantavam todos juntos). Ao meio dia fizemos uma pausa para almoçar, a comida foi  preparada pela aldeia (que para a ocasião) tinha comprado uma vaca. Que tinham matado de noite, a carne estava na casa ao lado da minha, e com o decorrer das horas o calor e o cheiro tornava-se mais forte.

De tarde começamos com uma catequese sobre a confissão, seguida pela missa. Tudo fora da capela, que se tornava insuficiente para acolher a todos.

Sábado de manhã, depois de celebrar a missa das 6'30, seguida do café, apresentamos o tema principal: mabe na kusala (fé e trabalho). É interessante  o tema escolhido, e o  interesse  é muito grande: como incide a fé na minha vida?

Pela tarde uma breve chuva refresca o ar, e preparamo-nos para o momento mais esperado: a dança das ofertas (dodo ti dimes). Cada participante, aldeia por aldeia, dançando e cantando levou a sua própria oferta. A aldeia mais generosa (a que oferecer mais) receberá todas as ofertas. Algumas aldeias conseguiram oferecer 30 euros, mas a aldeia de Bayanga Didi ganhou, ofereceu quase 150 euros: são quantidades grandes, doadas com alegria e orgulho.
O total das oferendas chegou quase aos 500 euros: esta conta será utilizada pela comunidade de Bayanga Didi para las necessidades da igreja: amplificação, música e outras coisas.

Mas o total e os vencedores permaneceram secretos, até ao dia seguinte. Domingo, depois de duas horas dedicadas às confissões, celebramos a missa e administramos o batismo a quatro meninos pequenos

E finalmente, anunciou-se a aldeia vencedora, Bayanga Didi, e quem vai organizar a próxima "Conferência": Sinaforo.

E deste modo, sempre coxeando um pouco, mas contento, pela tarde tomei o caminho de volta.

 

 

 

 


 

 



Un po' di pioggia, giusto per togliere la polvere
Un petit peu de pluie, juste pour enlever la poussière

 

Una batteria, una stampantina, e 2 giovani intraprendenti stampano sul posto le foto!
Une batterie, une petite imprimante, et 2 jeunes entreprenants impriment sur place les photos!





Momento di riflessione sul tema della giornata
Moment de réflexion sur le thème de la journée

 

 

 



La danza delle offerte (dodo ti dimes)
La dans des offrandes (dodo ti dimes)

 

Il conteggio e la verifica delle offerte di ogni villaggio
Le calcul et la vérification des offrandes de chaque village



 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário