Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Bom trabalho

 

 

 


Bom trabalho

Aqui estou com um pouco de atraso.

Acabo de chegar de Bangui, depois de alguns dias de trabalho e reuniões.

O fim  de semana foi bastante exigente. No sábado pela tarde fui a Igwe, uma pequena aldeia no meio da savana a setenta quilómetros de estrada, no meio, de árvores queimadas (os fogos da brouse caraterísticos desta estação), para encontrar a pequena comunidade disposta, e já reunida na pequena capela (basicamente um teto de palha)

Domingo de manhã celebrei em Balembe, a 42 quilómetros, de estrada  de Bangui. Também aqui, apesar do frio (nesta época do ano chegamos aos 12 graus, de noite), encontrei um bonito grupo de cristãos.

Fui rápidamente para Bangui. Nestes  dias  chegou  Enrico Massone (que desde 1987 vem à  África Central para fazer vários trabalhos de construção) e chegou também  Giovanni Grossi Bianchi, o arquiteto que fez o projeto do novo convento de Bangui.

1.     Com Giovanni encontramo-nos em Boali, a 90 quilómetros de Bangui: aqui há umas cascadas muito bonitas.

2.     Segunda-feira, depois de visitar a obra, começamos a fazer as placas que farão o teto dos quartos. Creio que são as primeiras em toda a África-Central. Desde a Itália, temos feito tudo, para que preparem as vigas de metal, o Enrico, com os construtores da empresa, instala os ladrilhos cozidos.

Optámos  por esta solução, em vez de cimento armado, por razões estéticas e como isolamento térmico. Mas também para trazer um elemento novo ao país.

Quarta-feira de manhã fizemos o arco, e abobada que aparece com  toda a sua beleza. É bonito ver o entusiasmo dos construtores locais, que pela primeira vez veem esta técnica

le volte del nuovo convento
Les voutes du nouveau couvent




Enrico Massone





fiore di caffé
fleur du café



Cascate di Boali
Chutes de Boali



Orchestra della cappella di Igwe
L'orchestre de Igwe


 

Sem comentários:

Enviar um comentário